Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil mais inclusivo: contratações de trabalhadores trans cresce 40%

Segundo análise realizada pelo portal TransEmpregos, o número de trabalhadores trans inseridos no mercado de trabalho aumentou em 40%. Em contrapartida, a quantidade de vagas ofertadas para esses profissionais diminuiu em 5%, ao comparar com o ano de 2021. 

Conforme as métricas da plataforma, no ano retrasado foram anunciadas 4.204 oportunidades na página. Destas, 797 profissionais conseguiram ser contratadas. Vale ressaltar que haviam cadastradas no site TransEmpregos, cerca de 1.434 empresas parceiras. 

Já em 2022 foram divulgadas em torno de 4.002 vagas de emprego, sendo que 1.113 pessoas trans foram inseridas no ambiente profissional. O número de empresas parceiras também cresceu no ano passado, atingindo o marco de 2.202. 

Escolaridade dos profissionais contratados

Os trabalhadores trans que foram contratados, em 2022, pelas organizações parceiras do portal TransEmpregos, são de diversas escolaridades. No entanto, a maioria possuía nível médio e, em segundo lugar, destacam-se os profissionais com curso superior:

  • nível médio completo – 38,8%;
  • formação superior – 31,6%;
  • ensino fundamental – 7,1%.

Além disso, 12,2% desses profissionais foram contratados para atuar como estagiários; 8,7% trabalham como jovens aprendizes e 1,5% atuam como trainees. 

Raça, áreas de atuação e região dos trabalhadores trans

Segundo a plataforma, 48,43% dos homens e mulheres trans cadastrados no portal são negros. Já as pessoas brancas correspondem a 47,70%, 1,91% de pessoas amarelas e  0,81% de indígenas.

Ainda, o site oferta diariamente oportunidades que contemplam diversas áreas de atuação e em 2022, se destacaram vagas dos segmentos:

  • Tecnologia – 22,9%;
  • Varejo e Comércio – 10,4%;
  • Serviços – 9,7%; 
  • Agências de Turismo – 6,9%;
  • Bebidas e Alimentos – 4,2%.

A região que divulgou mais vagas de empregos aos profissionais trans, através do portal, foi a Sudeste, com  61,8%. Também foram ofertadas diversos trabalhos na modalidade home office, 17,5%, o que ampliou as oportunidades para pessoas trans de todo o Brasil.

Visibilidade Trans

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi celebrado no dia 29 de janeiro. A data foi criada como forma de alertar a sociedade sobre a luta em prol dos direitos das pessoas trans. Dentre os principais desafios, inclui a inserção desses profissionais no mercado de trabalho, a luta pelo respeito e combate à transfobia. 

A gerente do site Empregos.com.br, Tábata Silva, relatou ao portal g1 que a representatividade de pessoas trans em empregos formais ainda é baixa e que faltam políticas de inclusão no ambiente profissional. 

Silva acredita que o local de trabalho deve ser acolhedor, plural, seguro e motivador para as pessoas trans. Ela afirma que “a realidade desse grupo minoritário que lida com transfobia, falta de visibilidade e de acesso em diversos âmbitos da vida é muito triste.” 

Portanto, o primeiro passo para mudar essa realidade, segundo a especialista, “são as oportunidades formais no mercado de trabalho”. 

Imagem: Marcos Castillo/ shutterstock.com