Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros recebem boa notícia sobre desemprego no país

Taxa de desemprego no Brasil voltou a recuar.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil voltou a recuar. No fim do trimestre em outubro, o índice de desemprego no país marcou 8,3%, sendo que a estimativa era que a taxa fosse de 8,5%.

A porcentagem é a menor desde 2014, quando a taxa de desemprego no país era de 6,7%. Números atuais apontam que a diminuição do número de desempregados no país ocorre diante dos novos tipos de contratação.

Número de desempregados até outubro era de cerca de 9 milhões

As estatísticas oficiais levam em consideração, para o levantamento do número de desempregados no país, pessoas a partir de 14 anos que estejam sem emprego e à procura de trabalho. Desse modo, pessoas que não estão buscando por oportunidades não são incluídas nos cálculos.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) também considera para seus cálculos os trabalhos informais, sem carteira assinada, além de contratações modelo CNPJ. Desse modo, em 2022, o número de brasileiros com algum tipo de trabalho atingiu a marca de 99,7 milhões.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, para o portal Agência Brasil, os números atuais são resultados de uma crescente iniciada ainda em 2021.

“Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”, destacou Adriana.

Processo de recuperação do mercado de trabalho 

Diante do atual momento de início de um novo governo, da retomada do mercado de trabalho com a diminuição do índice de desemprego pós pandemia, a melhora dos números até aqui vem de um demorado processo de recuperação.

Desse modo, ainda é cedo para avaliar os impactos causados pelo Governo Lula ao setor, ou mesmo definir as perspectivas para o ano de 2023.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil