Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico tem benefícios ocultos que muitos inscritos não conhecem

O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para programas sociais de nível federal, estadual e municipal; veja alguns deles.

É de amplo conhecimento que uma das principais exigências do Bolsa Família é que o grupo familiar esteja registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Mas este não é o único benefício concedido aos inscritos no sistema. 

Através do CadÚnico, o Governo Federal identifica qual é o nível de vulnerabilidade social da família. Cada programa social possui suas exigências, assim, os benefícios são repassados de acordo com o perfil dos inscritos.

Qualquer pessoa de baixa renda a partir de 16 anos de idade pode inscrever sua família no CadÚnico indo até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de seu endereço. Confira, a seguir, as vantagens de ter uma inscrição no banco de dados do Governo Federal. 

O que o CadÚnico oferece aos inscritos?

A partir do cadastro, o cidadão pode ter acesso às transferências de renda ou outros programas e isenções. Há muitos benefícios a nível federal, mas, além disso, os estados e municípios também usam os dados do CadÚnico para repassar seus benefícios. 

Dito isso, vale ressaltar que é sempre interessante conferir quais são os programas sociais disponibilizados em seu estado e sua cidade. Veja, a seguir, alguns benefícios além do Bolsa Família, Auxílio-gás e Minha Casa, Minha Vida. Eles são de nível federal, ou seja, valem para todas as regiões do país. 

  • ID Jovem: programa de desconto em passagens interestaduais para jovens entre 15 e 29 anos;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): benefício da Previdência Social destinado a idosos ou pessoa com deficiência de qualquer idade e de baixa renda: que tenha a renda per capita de até ¼ do salário mínimo;
  • Programa Brasil Alfabetizado: tem o objetivo de alfabetizar a maior parte da população e pode ajudar desde os jovens até os idosos;
  • Carteira da Pessoa Idosa: isenção e desconto em tarifas de ônibus;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE): descontos entre 65% e 100% na conta de luz. 

Fora esses programas, o registro no CadÚnico também pode garantir que os candidatos de concursos públicos federais tenham isenção na taxa de inscrição. Por fim, para garantir seus benefícios, o cadastro deve ser atualizado a cada 2 anos. 

Como se registrar?

Uma pessoa a partir de 16 anos de idade pode levar os documentos de seus familiares no CRAS e efetuar a inscrição. Até o ano passado era possível fazer um pré-cadastro online e concluí-lo presencialmente em um CRAS. 

No entanto, apesar da ferramenta ainda estar disponível no site, ela está apresentando erros, portanto, para se inscrever no CadÚnico é necessário ir diretamente no posto de atendimento. Desse modo, podem se inscrever as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. 

Como as regras dos programas variam de acordo com seu objetivo, é possível realizar a inscrição mesmo que cada integrante da família receba mais da metade do piso nacional. Isso porque, alguns programas, como por exemplo o Minha Casa, Minha Vida, podem ter um limite maior de renda per capita. 

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com