Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa e Banco do Brasil cogitam voltar a oferecer empréstimo consignado

A concessão do empréstimo consignado foi temporariamente suspensa pelos bancos após a redução do teto de juros.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil estão cogitando voltar a oferecer empréstimo consignado. O congelamento da concessão do crédito se deu após o  Conselho Nacional de Previdência Social reduzir o teto de juros para operações.

Conforme decisão do conselho, o limite da taxa de juros ao mês para o empréstimo consignado passou de 2,14% para 1,70%. Contudo, a retomada do oferecimento está em análise. As informações são do portal de notícias Exame Invest.

A concessão do empréstimo consignado para beneficiários do INSS foi temporariamente suspensa pelos bancos para conveniados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a redução. Além disso, o limite de taxa para operações com cartão consignado também baixou de 3,06% para 2,62%.

Banco do Brasil analisa viabilidade técnica para liberação do empréstimo consignado

O Banco do Brasil informou ao Exame Invest que está analisando a viabilidade técnica para a liberação do empréstimo consignado. Os estudos estão voltados para as novas condições da operação de crédito relacionadas ao INSS.

De acordo com a instituição bancária em nota ao portal, “tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio, informaremos”.

Caixa afirmou que teto de juros está abaixo do praticado pelo banco

Já a Caixa Econômica Federal afirmou que o novo teto de juros do empréstimo consignado estipulado pelo Conselho Nacional de Previdência Social está abaixo do praticado pelo banco, que já é normalmente abaixo do oferecido no mercado. 

“Com a mudança, a Caixa esclarece que a linha está suspensa e informa que sua disponibilidade está condicionada à finalização dos estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira e operacional, já em andamento, com vistas a garantir a adequação das concessões aos novos dispositivos normativos”.

Federação Brasileira de Bancos entende que bancos devam seguir uma estratégia comercial própria 

Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos devem seguir uma estratégia comercial própria relacionada à disponibilização do empréstimo consignado para conveniados do INSS mediante as taxas estipuladas pelo Conselho Nacional de Previdência Social. 

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com