Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Econômica Federal deve passar por importantes mudanças nesta semana; entenda

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer importantes mudanças na Caixa Econômica Federal. Confira!

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir com os principais líderes da Câmara dos Deputados para distribuir cargos no governo federal. O intuito é conseguir passar pela Casa importantes projetos, como o marco fiscal e a reforma tributária, que deve voltar à Câmara após ser aprovada pelo senado.

Assim, um dos principais alvos do chamado “Centrão” é a Caixa Econômica Federal, que atualmente é comandada por Maria Rita Serrano. Dessa forma, ainda nesta semana, Lula deve passar o comando do banco público para nomes indicados pelo PP ou Republicanos. Entenda!

Mudanças no Ministério do Bolsa Família

O PP, de Arthur Lira, presidente da Câmara, almeja a liderança do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. No entanto, o governo considera esse um pedido alto. Isso pois a pasta tem um orçamento grande e é responsável pelo Bolsa Família, que é a principal vitrine do governo Lula.

Assim, para manter a gestão do programa social com o PT, o governo pretende deslocar o Bolsa Família para um ministério que tenha um petista liderando. Atualmente, quem está à frente da pasta é Wellington Dias (PT). Assim, Dias passaria a comandar o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para onde seria direcionado o programa. 

Caixa na mão do Centrão

Além disso, nos próximos dias, Lula deve se reunir com Arthur Lira (PP-AL), que possivelmente irá indicar para o comando da Caixa a ex-deputada Margarete Coelho, um nome de sua confiança. Diversos motivos tornam a presidência da instituição financeira muito atrativa, tais como:

  • A Caixa está presente em todo o Brasil;
  • Gerencia recursos que vão para programas sociais e trabalhistas, como Bolsa Família e PIS;
  • Possui linhas de crédito para empresários do agronegócio.

Todos esses itens citados acima permitem a quem está à frente da Caixa Econômica Federal uma projeção nacional.

Imagem: casa.da.photo / Shutterstock.com