Cálculo de benefícios para brasileiros será ALTERADO; veja como isso afeta seu bolso
Entenda aqui como funcionará essa mudança no cálculo de benefícios e o impacto que isso poderá ter na sua aposentadoria!
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou melhorias no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE). Desse modo, a alteração se destina ao Benefício Especial, a fim de facilitar o cálculo de benefícios para os brasileiros.
Este se direciona aos servidores que migraram para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Sendo assim, a funcionalidade, que está na fase final de desenvolvimento, busca simplificar e tornar transparente o processo de cálculo de benefícios.
Ainda, Meri Lucas, secretária adjunta de Relações de Trabalho do MGI, para o Fonacate, destacou que a lei n.º 12.618, de 2012, garante esse benefício aos servidores que optaram pela migração para o RPC. Até então, os órgãos realizavam manualmente o cálculo de benefícios, com planilhas nas unidades de gestão de pessoas.
Mudança no cálculo de benefícios de servidores

Thiago Botelho, diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, ressaltou a importância da padronização e automação do cálculo de benefícios para os funcionários federais. Ele enfatizou que isso oferece mais segurança aos servidores.
Veja também:
Organização financeira é um hábito de mais de 80% dos brasileiros
Dessa forma, permitindo prever de forma mais precisa o valor a ser recebido como Benefício Especial durante a aposentadoria.
“Sem sombra de dúvidas estamos diante de uma excelente notícia. A partir da implementação desse novo mecanismo, os servidores que migraram para o Regime Complementar terão a possibilidade de acompanhar com transparência o cálculo do Benefício Especial que têm direito.”, destacou Botelho.
Como funciona essa mudança?
O cálculo do Benefício Especial, pago após a aposentadoria do servidor, ocorre considerando o tempo de serviço desde sua entrada no serviço público, antes de 4 de fevereiro de 2013, até o momento da decisão pela migração.
Por fim, a União custeia essa parcela. Portanto, a nova funcionalidade no SIAPE visa fornecer uma estimativa mais precisa aos servidores sobre o valor desse benefício, essencial para o planejamento de sua aposentadoria.
Imagem: lovelyday12 / shutterstock.com