Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CANCELAMENTO do Bolsa Família em dezembro; veja quem não irá receber

O cancelamento do Bolsa Família pode acontecer para muitos beneficiários a partir de uma iniciativa do governo. Saiba mais!

O pagamento do principal programa assistencialista do país terá início no próximo dia 11. Porém, devido ao cancelamento do Bolsa Família para alguns beneficiários, eles não poderão receber as quantias previstas para este mês.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa, contra cadastros irregulares. Saiba mais detalhes sobre essa ação da pasta governamental na sequência.

Ministério promove cancelamento do Bolsa Família para cadastros irregulares em dezembro

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A ação do MDS contra cadastros que fogem aos critérios do programa planeja realizar o cancelamento do repasse do Bolsa Família para famílias unipessoais irregulares. Além disso, a medida também serve para aquelas que estão com o cadastro desatualizado em dezembro.

Ao longo deste ano, o governo federal vem realizando a revisão do cadastro de milhões de beneficiários do Bolsa Família, com o objetivo de evitar fraudes no pagamento. Para isso, houve a convocação de famílias para prestar esclarecimentos sobre renda e composição familiar.

Veja também:

Mais de meio milhão de pessoas já podem sacar PIS/Pasep

Nesse sentido, as que não atualizaram seu cadastro a tempo terão o cancelamento do Bolsa Família já neste mês.

É possível reverter essa situação?

Se o beneficiário recebeu a notícia do cancelamento do Bolsa Família, ainda é possível reverter essa situação e voltar a receber os pagamentos do benefício social. Essa reversão, inclusive, está prevista na lei do programa. Dessa forma, isso é possível através da atualização cadastral.

Para isso, é preciso procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou uma unidade de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) no seu município. Lá, então, será necessário apresentar a documentação que comprova que você e seus familiares se enquadram nas regras do programa.

A atualização do aplicativo Bolsa Família (Android, iOS) com dados de dezembro começou na última terça-feira (5). Portanto, os beneficiários conseguirão verificar a situação do seu benefício muito em breve. Para alguns, a consulta já está disponível pelo WhatsApp do programa, no número +55 61 4042 1552, e na Ouvidoria do MDS (121).

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital