Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carne com cabelo, terra e mato: Vigilância Sanitária alerta para contaminação

Após visita da Vigilância Sanitária, diversos estabelecimentos foram encontrados ofertando carne com cabelo, terra, mato e outros problemas! Veja.

Após fiscalização da Vigilância Sanitária, foram mais de 400 kg de carne com cabelo, terra e mato encontrados contaminados em açougues desse estado. A operação, que aconteceu na última quarta-feira (12), apreendeu os produtos e retirou-os de comercialização.

A ação aconteceu na cidade de Barra de São Francisco, no Espírito Santo, e contou com o auxílio do Procon-ES para viabilizar a fiscalização. A Prefeitura do município se posicionou e declarou que diversas peças foram encontradas com sujeiras aparentes em cima do balcão, disponíveis para consumo.

Além da carne com cabelo, terra e mato, eles também encontraram, após testes, indícios de contaminação por bactérias. Assim, os produtos comercializados estavam impróprios para consumo.

Entenda mais sobre o caso de carne com cabelo, terra e mato

Durante as fiscalizações nos açougues, a Vigilância Sanitária encontrou, em um frigorífico, cerca de 300 kg de carnes contaminadas e sujas. Depois, em outro local, mais de 80 kg de alimento estavam expostos sem a higienização prevista. Assim, os órgãos regulatórios direcionaram a mercadoria para a incineração.

No entanto, esse não foi o primeiro caso investigado pela Vigilância Sanitária e pelo Procon. Na última terça-feira (11), a operação já estava acontecendo em uma distribuidora em Vila Velha, onde encontraram mais de 6 toneladas de carne em condições inadequadas para o consumo.

No total, durante a operação, foram mais de 30 estabelecimentos que receberam notificação por algum tipo de irregularidade, de modo que estavam em condições impróprias para o consumo. Por outro lado, mais um problema se destacou: a falta de informação sobre a origem dos produtos.

Procon obriga informações sobre procedência de produtos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é obrigação de todo estabelecimento fornecer informações completas e precisas dos itens comercializados. O Artigo 31 dos Direitos do Consumidor garante que:

“A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.”

Imagem: Dalibor Despotovic / Shutterstock.com