Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito falante? Entenda como esta invenção deve funcionar

O cartão de crédito falante tem o objetivo de oferecer acessibilidade aos deficientes visuais. A empresa Thales no Brasil informou que lançará essa nova modalidade de cartão. O voice card se conectará a smartphones através do Bluetooth, que compartilhará com o cliente os dados sobre a compra no estabelecimento.

Através desse cartão que fala, o usuário poderá ouvir qual foi o valor inserido na maquininha pelo comerciante. O produto ainda está em sendo testado, mas deverá ser lançado em 2023. Com a ferramenta, muitos deficientes visuais sentirão mais segurança ao saírem de casa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Handsome and Ethik Connection, no ano de 2019,  até 89% de deficientes visuais sofreram erros ou fraudes ao fazer o pagamento de suas compras.

Como funcionará a ferramenta?

Gustavo Daniel, head de vendas para bancos e pagamentos da Thales no Brasil, comunicou que, após o cartão de crédito ser inserido na maquininha, ele se conectará ao seu smartphone. Assim, ele poderá transferir todas as informações necessárias para o cliente, assim como o valor.

Ao fazer uma compra, será descrito cada fase através de uma criptografia. Em seguida, tudo será direcionado do cartão para o seu smartphone. O cartão de crédito que fala pode ser utilizado também em pagamento por aproximação. Entretanto, não será possível ouvir o valor da transação nesse caso.

Veja quais são as fases.

  • Quantia;
  • Validação de PIN;
  • Tentativas que faltam no caso de PIN incorreto;
  •  Por fim, a transação foi finalizada com sucesso.

Quem está desenvolvendo o cartão de crédito?

O teste do cartão de crédito que fala está sendo produzido em parceria com um emissor. Porém, a companhia optou por não divulgar ainda o nome da empresa parceira. Enquanto isso, a Thales conta com diversas inovações. 

A empresa também está desenvolvendo o “cartão biométrico”, que ainda está em fase de teste. A modalidade possui um sensor para leitura de impressão digital. Sendo assim, não seria preciso utilizar a senha. Essa opção ainda não tem uma previsão de lançamento no país.