Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CDI ou Poupança: Veja qual é a melhor opção com os juros altos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Recentemente, a taxa básica de juros chegou ao patamar de 13,75% ao ano. Em momentos de escalada de juros, o recomendado é investir em renda fixa, uma vez que seus retornos se tornam mais vantajosos. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) chegou a 13,65% nos investimentos. 

Já a poupança, atualmente, está com o rendimento estagnado em 7%, enquanto a inflação ultrapassa os 10%. Hoje, existem outras alternativas que chegam até mais de 1% ao mês, superior ao rendimento da poupança. 

Este ano, por exemplo, a poupança atingiu 20 meses sequenciais de perdas para a inflação. Em doze meses, teve uma perda de 6,58%, de acordo com a Economatica, empresa de análise de dados financeiros. Nesse sentido, com a alta da inflação, o dinheiro aplicado na caderneta está perdendo valor em vez de aumentar. 

O que é o CDI? 

O Certificado de Depósitos Interbancários é uma taxa de operações realizadas entre os bancos. São ativos que têm como base títulos privados ou públicos, seus rendimentos acompanham as variações da Taxa Selic.

Confira alguns tipos de investimentos que usam o CDI para definir seu rendimento: 

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Tesouro Selic.

Todos eles apresentam lucro mensalmente de acordo com o dinheiro investido. Mas para exceder o rendimento da poupança, o CDB, por exemplo, precisa pagar a partir 85% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), já que a caderneta é livre de impostos e os CDBs não.  

No momento do investimento, é preciso considerar também quais os objetivos, prazo de aplicação, possível necessidade de resgate e pretensão de assumir riscos. 

Para saber mais, consulte quais as opções de investimentos em CDI são ofertadas pelos bancos. É sempre recomendado ficar em alerta com relação às ofertas das instituições financeiras e agentes que nem sempre são vantajosas. 

Investimentos dos brasileiros 

A caderneta de poupança, mesmo sem oferecer rentabilidade real, segue no topo da lista das modalidades de investimento dos brasileiros. Veja o ranking de investimentos conforme pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

  1. Caderneta de Poupança: 23%;
  2. Fundo de Investimento: 3%;
  3. Títulos privados: 2%;
  4. Criptoativos: 2%;
  5. Ações: 2%. 

Uma importante informação da pesquisa aponta que 61% das pessoas não investem ou não conhecem qualquer tipo de investimento. Em 2021, 82% dos entrevistados revelaram não ter realizado nenhum tipo de investimento.

Imagem: Freedomz / Shutterstock.com