Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CDI hoje: veja como foi o rendimento da taxa em agosto de 2021

Confira por que essa taxa é tão importante para a economia e para você

0

Atualmente, existe uma série de taxas utilizadas pelas instituições financeiras para regular o seu funcionamento. Uma delas é o CDI, que você já deve ter ouvido falar, mesmo não se interessando em investimentos. De forma simples, o CDI é a sigla para o termo Certificado de Depósito Interbancário, e é utilizado pelos bancos para regular os empréstimos que acontecem entre eles. Mas quanto vale o CDI hoje? Para saber a resposta, confira a seguir.

CDI hoje: veja como foi o rendimento da taxa em agosto de 2021

Assim, eventualmente, o volume de saques ocorridos nos bancos pode ser maior que o de depósitos. E isso resulta, é claro, em uma diferença de caixa. Para que os bancos não fiquem com o registro no negativo, eles pegam um valor emprestado com outro banco, que ficou no positivo, por um período de 24 horas. E assim é emitido um CDI.

Ou seja, a principal função dele é manter a “fluidez” do mercado bancário. As operações com CDI acontecem sempre à noite, no Open Market que é restrito apenas às instituições financeiras. E o que você tem a ver com isso? Bem, a taxa do CDI também é usada em outras situações, como para influenciar a taxa DI, que é a média dos CDIs de cada dia.

Seja membro

Atualmente, a Selic está em 5,25%, e a Taxa DI em 5,15% (valores da sexta-feira, 6 de agosto de 2021). Dessa forma, ao fim de cada mês, somando as taxas acumuladas, é possível chegar a uma média mensal. Ao fim do ano, a mesma coisa. Em 2020, por exemplo, o CDI acumulado ao longo dos 12 meses foi de 2,75%. Já em 2019, essa taxa ficou em 5,96%.

Neste ano, já foi possível fazer a média dos meses de janeiro até agosto. Confira:

  • Janeiro 0,15%
  • Fevereiro 0,13%
  • Março 0,20%
  • Abril 0,21%
  • Maio 0,27%
  • Junho 0,3078%
  • Julho 0,3555%
  • Agosto 0,4279%

Desse modo, o acumulado do ano até agora foi de 2,0728%. Por fim, o CDI a taxa DI acabaram se tornando também comuns no mercado de investimentos. Provavelmente é daí que você as conhece. Com isso, investimentos em renda fixa, por exemplo, costumam estar atrelados ao CDI. Aliás, o CDI é tido como a taxa de rentabilidade mínima que qualquer investimento deve ter.

No caso dos investimentos atrelados a ele, é interessante observar também que suas variações de rentabilidade serão proporcionais à variação do CDI. Principalmente nos investimentos pós-fixados, porque eles podem variar, diferentemente dos pré-fixados, onde a taxa é mantida igual do início ao vencimento do título.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: patpitchaya / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.