Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Celular Seguro: operadoras virtuais querem entrar no programa

Com o lançamento do Celular Seguro, as operadoras móveis demonstraram interesse em fazer parte do projeto. Saiba mais!

O programa Celular Seguro teve a sua implementação pelo governo brasileiro nesta semana. Logo, o objetivo dessa nova ferramenta é assegurar informações no caso de roubo de celulares. A iniciativa integra as principais operadoras do país, como Claro, Tim, Vivo Algar e Ligga.

Dessa forma, as chamadas Operadoras Móveis Virtuais (MVNOs), também desejam fazer parte desse projeto, já que acabaram ficando de fora nesse momento inicial. Saiba mais detalhes sobre o interesse dessas empresas a seguir!

MVNOs querem fazer parte do Celular Seguro

Logo da plataforma Celular Seguro, do governo federal, sobre fundo azul-escuro.
Imagem: Reprodução / celularseguro.mj.gov.br

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Operadoras Móveis Virtuais (Abratual), Olinto Sant’Ana, ao portal Mobile Time, há o interesse das operadoras móveis em participar do projeto Celular Seguro.

Segundo ele, a Abratual planeja buscar um diálogo com o governo para garantir a inclusão das MVNOs no Celular Seguro. Um relatório apresentado pela Teleco em setembro de 2023 registrou que existem hoje no Brasil 11 MVNOs autorizadas, incluindo empresas como Datora, Surf Telecom, America Net entre outras, além de 125 credenciadas.

Ademais, as MVNOs se caracterizam pela aquisição do direito de uso da infraestrutura de operadoras já estabelecidas, podendo assim oferecer serviços competitivos a custos reduzidos.

Como funciona o aplicativo?

O Celular Seguro teve seu anúncio oficial na última terça-feira (19). Assim, em caso de roubo ou furto, o aplicativo permite o bloqueio do IMEI do aparelho de forma imediata, além de garantir a proteção de dados sensíveis como informações bancárias e contatos. Para baixá-lo, basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho, como para Android e iOS.

Veja também:

Saque da Caixa de até 1 salário mínimo disponível para 86,6 MIL trabalhadores; veja se você pode sacar

Dessa forma, segundo o governo, a interação entre diferentes serviços é crucial para a eficácia do Celular Seguro. Nesse sentido, já foram estabelecidas parcerias com bancos, diversos aplicativos e as principais operadoras de telefonia do país. A inclusão das MVNOs nesse cenário seria um avanço significativo na busca pela segurança e proteção de dados dos usuários de telefonia móvel.

Imagem: Reprodução / celularseguro.mj.gov.br