Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ChatGPT pode ser processado por difamar político; entenda o caso

Popular nas redes sociais, o ChatGPT atraiu a atenção de todo mundo, não só pela rapidez do gerador de conversas de inteligência artificial como também por conta de diversas polêmicas. 

Recentemente, o prefeito de Hepburn Shire, na Austrália, Brian Hood afirmou que processará a OpenAI, empresa que lançou a ferramenta. Hood alega que o ChatGPT divulgou falsas informações quando os usuários pesquisam informações sobre o seu nome. 

ChatGPT pode enfrentar o seu primeiro processo por difamação

De acordo com o prefeito, o gerador de conversas afirma que Hood foi culpado por um caso de suborno da subsidiária Note Printing Australia do banco Reserve Bank of Australia em 2000. Segundo a equipe jurídica do político, isso é uma informação falsa. 

Para Reuters, os advogados de Hood alegaram que o prefeito trabalhou nesse local, mas foi ele quem procurou as autoridades sobre o suborno a funcionários estrangeiros para conseguir acordos de impressão de moeda.

Por este motivo, foi enviado à OpenAI um documento legal que solicita a correção desses dados.  Assim, Hood estabeleceu um prazo de 28 dias para o laboratório de pesquisa de inteligência artificial revisar essas informações ou acionará a Justiça por difamação. Até o momento, a OpenAI não se posicionou sobre o caso.

Outros casos polêmicos

Na última semana, a Autoridade de Proteção de Dados da Itália (GPDP) bloqueou temporariamente o ChatGPT. A instituição está investigando a ferramenta por armazenar dados dos italianos sem autorização, além de não verificar a idade das pessoas que acessam o chatbot.  

A GPDP deu 20 dias para que a OpenAI verifique o caso e interrompa o recolhimento dessas informações. Por fim, a Agência de Inteligência da União Europeia (Europol) também divulgou um alerta sobre a utilização criminosa do gerador de conversa. O órgão preocupa-se com possíveis casos relacionados a crimes cibernéticos como phishing e informações falsas.

Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com