Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cheque especial é perigoso? Conheça esse tipo de crédito

Entre as opções de crédito, muitos brasileiros acabam recorrendo ao cheque especial quando algum imprevisto financeiro acontece. A facilidade de acesso pode ser convidativa, mas também pode gerar dúvidas e receio para os mais prudentes.

Segundo pesquisa realizada em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de 12 milhões de famílias brasileiras possuíam dívidas em diferentes modalidades de crédito, entre elas no cheque especial. A situação revela que a condição pode não ser a melhor opção e resultar em inadimplência.

Entenda o cheque especial

O cheque especial é um tipo de crédito que funciona como um empréstimo. Caso o indivíduo esteja sem dinheiro na conta, mas precise de determinado valor para alguma emergência, este poderá passar a compra no débito criando uma dívida, ou seja, o pagamento foi feito com o cheque especial.

Resumidamente, a modalidade se trata de um crédito que o banco deixa pré-aprovado para que o cliente possa usar quando precisar. É importante destacar que o valor disponível é aprovado pelo banco, que leva em consideração as características do perfil do cliente.

Herói ou vilão das finanças?

Para saber se o cheque especial é uma boa opção ou não, é preciso conhecer bem o funcionamento desse recurso antes de utilizá-lo. Isso porque esse tipo de crédito precisa ser pago com juros (que costumam ser os mais altos do mercado), além de ter cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O pagamento é feito de forma imediata quando algum dinheiro entra na sua conta.

Crédito especial conta com vantagens e desvantagens

Apesar da facilidade de acessar o cheque especial, a modalidade de crédito conta com juros diários. O prazo do banco é de 10 dias sem juros, se não for cumprido, a instituição financeira aplicará o juros diariamente. 

As taxas de juros são definidas pelos bancos, no entanto o Banco Central determina que não se pode ultrapassar 8% a.m. 

Por isso, é importante pensar bem antes de recorrer ao cheque especial, já que a fácil disponibilidade pode fazer com que você utilize o crédito por impulso.

Imagem: shutterstock