Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cheque especial: você sabe como funciona? Veja as taxas de juros cobradas pelos bancos

O cheque especial é disponibilizado pelas instituições financeiras como uma modalidade de crédito. Saiba mais!

O cheque especial é uma modalidade de crédito disponibilizada pelas instituições financeiras. Nesse caso, o consumidor tem seu acesso de forma pré-aprovada e, por isso, é considerada uma forma menos burocrática. Contudo, as taxas de juros cobradas chamam a atenção.

De modo geral, os clientes podem sacar ou usar um valor a mais do dinheiro que realmente possuem em conta. A quantia, porém, depende do contrato firmado entre as partes, bem como as outras condições da linha.

Na maior parte das vezes, o crédito fica liberado e pode ser utilizado pelo consumidor a qualquer momento. A partir de então, os bancos passam a cobrar juros sobre a quantia que foi usada pelo cliente. 

Taxa de juros do cheque especial

Como se pode imaginar, as instituições financeiras cobram diferentes taxas de juros pelo cheque especial. A nível de comparação, o Banco Central divulga quais são as alíquotas mais recentes. Nesse sentido, veja quais são nos principais bancos do país.

Sendo assim, diante desse cenário, em determinados casos, os clientes que usam essa linha de crédito precisam arcar com uma taxa que ultrapassa a casa dos 150% ao ano. Ou seja, o valor da dívida acaba ficando bastante alto. 

Veja também:

Mais um feriado vai ocorrer em setembro; veja quando cai

Regras da modalidade de crédito 

A fim de regulamentar a relação entre os clientes e os bancos, o Banco Central determina uma série de regras que precisam ser seguidas no que diz respeito ao cheque especial. As principais delas são:

  • A instituição financeira precisa notificar o cliente assim que ele entra no cheque especial;
  • As informações sobre o saldo e o cheque especial devem aparecer separadas no extrato;
  • Caso a dívida com o cheque especial fique superior a 15% do limite de crédito por mais de 30 dias, o banco precisa disponibilizar uma linha mais barata.
Imagem de uma pessoa realizando cálculos. Sob os documentos, um acessório com formato do símbolo de porcentagem
Imagem: Reprodução/Shutterstock.com

Imagem: Reprodução/Shutterstock.com