Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

China corta taxa básica de juros para reanimar economia

Entenda o motivo da China ter cortado a taxa básica de juros e quais as estratégias do país para reanimar a economia.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última segunda-feira (22), a China cortou a taxa de empréstimo básica e reduziu a referência para hipotecas. Isso aconteceu após o país já ter tomado medidas de flexibilização da semana anterior, já que Pequim tem aumentado os esforços para reavivar a economia do país. 

Assim, o Banco do Povo da China enfrenta um equilíbrio delicado em seus esforços para reanimar o crescimento econômico do país. Isso porque oferecer muito estímulo pode aumentar as pressões inflacionárias.

Além da inflação, essas medidas podem aumentar a fuga de capital de risco, tendo em vista que o Federal Reserve e outras economias aumentam as taxas de juros de forma agressiva. 

Economia chinesa

Primeiramente, é preciso destacar que a demanda fraca por crédito vem forçando a mão do banco central conforme a autoridade monetária tenta manter um equilíbrio na economia chinesa. 

Além disso, a taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) diminuiu em 5 pontos base, ou seja, para 3,65%, na fixação mensal do banco central na segunda-feira (22). Já a taxa de LPR de cinco anos foi cortada em 15 pontos, isto é, 4,30%. 

Desse modo a LPR de um ano diminuiu pela última vez em janeiro. Ademais, a taxa de 5 anos, que foi cortada pela última vez no mês de maio, tem influência sobre os preços das hipotecas residenciais.

Cortes na taxa de empréstimo  

Os cortes na LPR têm acontecido após o banco central surpreender os mercados na última semana ao diminuir a taxa do instrumento de empréstimos de médio prazo e outra ferramenta de liquidez de curto prazo. 

Esses cortes ocorreram devido a uma série de dados recentes que mostraram que a economia estava perdendo a força. Isto é, diante da desaceleração do crescimento global e do aumento do custo dos empréstimos em diversos países desenvolvidos. 

Assim, em uma pesquisa da Reuters, feita na semana passada, 25 dos 30 entrevistados previam uma redução de 10 pontos-base para a taxa de empréstimos em um ano. Além disso, todos os participantes dessa pesquisa projetaram um corte para taxa de cinco anos, 905 deles prevendo uma redução superior a 10 pontos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Freepik/Slon