Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes do Nubank são prejudicados por rentabilidade negativa da Americanas

Confira o prejuízo que alguns clientes do Nubank tiveram com a rentabilidade negativa das Lojas Americanas.

Devido ao rombo fiscal anunciado pelas Lojas Americanas na última quarta-feira (11), diversos clientes do Nubank estão insatisfeitos com o banco. Isso porque os ativos da companhia passaram por grande variações por conta de uma inconsistência no orçamento de R$ 20 bilhões.

Ou seja, quem investiu em crédito privado e em títulos de dívidas da varejista foi afetado, já que algumas carteiras do banco digital com a rentabilidade negativa acabaram causando uma onda de reclamações nas redes sociais. 

O “Nu Reserva Imediata” foi um dos atingidos desta situação. Vale destacar que essa opção de investimento visa que os clientes guardem um dinheiro reserva por meio da ferramenta “Caixinhas”. 

Essa ferramenta disponibilizada há pouco tempo permite que os usuários definam um objetivo e  guardem dinheiro de acordo com o propósito escolhido. 

Qual foi o prejuízo dos clientes? 

O Nu Reserva Imediata conta com quase 1,3 milhão de cotistas que foram prejudicados pelos acontecimentos recentes com Lojas Americanas.

De acordo com o jornal O Globo, essa ferramenta do Nubank expõe 20% da carteira a títulos corporativos, entre eles, estavam debêntures das Lojas Americanas. 

Desse modo, os dados da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), de setembro de 2022, destacam que o Nu Reserva Imediata tinha quase 1 % do patrimônio alocado na LAMEA7 e LAMEA4, títulos de dívidas das Americanas. 

Nas redes sociais, os clientes do banco digital reclamaram do ocorrido, confira: 

Posicionamento do Nubank

Primeiramente, é preciso destacar que o Nubank ressaltou aos clientes, nas redes sociais, que o Nu Reserva Imediata pode passar por variações de valores. Isso acontece porque o mercado muda com frequência. Ou seja, a estratégia da ferramenta é um investimento de baixo risco e alta liquidez.

“Assim como dezenas de fundos no mercado com o mesmo perfil, o Nu Reserva Imediata também investe em ativos de crédito privado, dentro de um limite regulatório. A pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Tripa A por diferentes casas de rating, já foi revista pela Nu Asset Management”, destacou a fintech em nota oficial. 

Quanto à ferramenta “Caixinhas”, o banco digital afirma que ela oferece diversas alternativas de investimentos e que quase 10% dessa modalidade tem recursos no Nu Reserva Imediata.

Além disso, o banco ainda destacou que, ao longo do tempo, os efeitos tendem a ser minimizados, visto que esse acontecimento foi atípico no mercado. 

Imagem: fizkes / Shutterstock.com