Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH plastificada dá multa? Saiba por que o documento não pode ser plastificado

Entenda o que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) institui sobre a plastificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É sabido que o motorista deve sempre andar com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, é comum que muitos plastifiquem esse documento para que ele seja mantido em um bom estado físico. 

No entanto, a plastificação é proibida. Inclusive, tanto na versão antiga quanto na versão atual do documento, há um alerta que diz “Proibido Plastificar”. Entenda a seguir porque a CNH não pode ser plastificada e saiba qual é a melhor maneira de manter o documento em boas condições. 

Por que a plastificação da CNH é proibida?

A CNH possui alguns dispositivos de segurança que, ao serem plastificados, podem ter a leitura dificultada. Além disso, o documento também conta com um QR Code e alguns itens de segurança em sua parte interna. 

Plastificando o documento, não seria possível o acesso, por exemplo, ao código inscrito no documento. Mas além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) também destaca que o agente de trânsito precisa analisar o documento com seu toque, para analisar, por exemplo, a calcografia. Ademais, a plastificação da CNH também eleva as chances de falsificação do documento.

Mas, afinal, será que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina alguma penalidade ao motorista que plastificou a CNH? Descubra a seguir!

O que o CTB prevê nessas situações? 

Sendo assim, quando um agente de trânsito verificar o documento plastificado, logo haverá a suspeita de falsificação e, consequentemente, multa de R$ 293,47. Posteriormente, se a veracidade do documento for comprovada, esse motorista deverá emitir outra via da CNH, sem incorrer em multa. 

Para evitar esse tipo de situação, o motorista pode optar por usar um porta documento de plástico ou acrílico para que tudo ocorra bem na averiguação do documento e o agente de trânsito consiga ter acesso aos itens necessários. 

Além disso, é possível também apresentar a versão digital do documento. Essa versão digital encontra-se disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para download em dispositivos Android e iOS

Imagem: Nomad_Soul e rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital