Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cobrança por transferência PIX: veja quais grupos deverão pagar

Entenda como funcionará a cobrança de transferências pelo PIX e quais serão os grupos de pessoas que sofrerão com as taxas. Veja!

O Pix, serviço de transferência instantânea lançado pelo Banco Central do Brasil, tornou-se popular rapidamente entre os brasileiros, mas passou a tomar conta dos holofotes após rumores de cobranças. O próprio BC foi a fonte, por considerar a estratégia de cobrança de taxas para alguns grupos.

Esta dúvida surgiu em 2023 entre os usuários do serviço de transferências, se o Banco Central começará a cobrar pelo uso do Pix. No entanto, até onde se sabe, apesar de ainda não haver uma taxa estabelecida, algumas situações podem levar à cobrança pelo uso do serviço.

Banco Central anuncia cobrança de transferências Pix para grupos selecionados

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente escuro
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Entre as situações em que pode haver cobrança por transferência no Pix, está o recebimento de recursos com finalidade de compra e o envio de recursos – com as finalidades de saque ou troco – a partir da nona transação do mês. Como cada instituição bancária tem sua própria política de tarifas, é importante que os usuários verifiquem as condições em seus respectivos bancos.

Veja também:

Mastercard Surpreenda está dando R$ 90 de desconto no Shell Box; veja como aproveitar

O Bacen esclarece, ainda, que as taxas acontecerão Pix apenas no contexto de transações comerciais. Para pessoas jurídicas, a cobrança ocorrerá em transferências via QR Code ou QR Code dinâmico e transferências com qualquer chave após o 31º Pix. Vale salientar que, apesar das especulações, o Bacen garante a gratuidade do Pix para pessoas físicas, exceto nas situações já mencionadas.

O novo PIX Automático previsto para outubro de 2024

Para o ano de 2024, o Banco Central planeja se expandir ainda mais o serviço com o lançamento do PIX Automático. A novidade será similar ao débito automático em conta, permitindo aos usuários autorizar pagamentos recorrentes sem a necessidade de intervir a cada transação. O PIX Automático, que inicialmente seria lançado em abril de 2024, agora tem previsão de entrada em operação em outubro de 2024.

O Pix é um serviço que facilita as transações financeiras e traz mais agilidade e comodidade para os brasileiros. Dessa forma, aproveite os benefícios desse serviço e utilize-o sem se preocupar com cobranças adicionais.

Imagem: rafapress / shutterstock.com