Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Coleta de dados do Censo 2022 será feita com atraso; veja a previsão

O Censo 2022 não será concluído este ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira a nova previsão.

O Censo Demográfico de 2022 não terminará neste ano, de acordo com informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na terça-feira (6). Dessa forma, a conclusão do Censo 2022 deve acontecer em janeiro de 2023, segundo o instituto.

O levantamento teve início no dia 1º de agosto deste ano. Assim, as entrevistas para o Censo deveriam terminar em outubro. Contudo, o IBGE precisou estender o prazo de conclusão para dezembro. Agora, a estimativa foi novamente prorrogada para janeiro. 

Atraso no Censo 2022 ocorre em meio a dificuldade de contratação de recenseadores 

O atraso para a conclusão do Censo 2022 acontece em meio à dificuldade do IBGE em contratar e manter os recenseadores, trabalhadores temporários responsáveis por fazer as entrevistas nos aproximadamente 75 milhões de domicílios para coleta de dados. 

Entre 28 de novembro e 4 de dezembro, o IBGE contava com 60,6 mil recenseadores. Os trabalhadores equivalem a 33,1% do total de vagas ofertadas pelo instituto para o Censo 2022, de 180 mil.

“Hoje a gente não precisaria de 180 mil recenseadores”, afirmou o gerente técnico do Censo 2022, Luciano Duarte. “Talvez uns 80 mil seriam necessários se a gente pensasse em terminar [a coleta] até o final do ano, mas a gente sabe que não vai conseguir”.

IBGE já recenseou 168 milhões de pessoas no Brasil

De acordo com o IBGE, o instituto já recenseou 168 milhões de pessoas no Brasil. O número corresponde a cerca de 59,2 milhões de domicílios, atingindo um total de 78,73% da população projetada.

O atraso para a conclusão do Censo 2022 tem preocupado o IBGE, que precisa entregar estimativas dos dados populacionais ao Tribunal de Contas da União (TCU) em dezembro.

Os dados são necessários para os cálculos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que repassa recursos para as prefeituras. A divisão dos valores é calculada com base no número de habitantes. O repasse do Censo 2022 ao órgão está previsto para o dia 26.

Imagem: Alf Ribeiro/shutterstock.com