Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com enchentes no RS, preço do leite deve subir em todo o Brasil

Chuvas no Rio Grande do Sul podem levar a aumento do preço do leite. Entenda os fatores que contribuem para o aumento

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril e início de maio de 2024 causaram diversos transtornos no estado, incluindo alagamentos, deslizamentos de terra e danos à infraestrutura. Além disso, as inundações também impactaram a produção de leite, o que pode levar a um aumento no preço do produto no curto prazo.

De acordo com um relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP), os danos vão desde a produção até a logística, com uma possível alta nos preços ao produtor de leite  nos próximos meses. Veja mais detalhes!

Aumento no preço do leite

Assim, o Cepea estima que o preço do leite no atacado pode subir entre 3% e 5% nas próximas semanas. Dessa forma, deve ocorrer o repasse desse aumento ao consumidor final, o que significa que o preço do leite no supermercado também deve subir.

Então, o aumento no preço do leite deve impactar o bolso do consumidor, principalmente das famílias mais pobres, que já estão sofrendo com a alta da inflação.

Portanto, é importante que o governo tome medidas para minimizar o impacto do aumento do preço do leite, como a liberação de recursos para o setor agropecuário e a criação de programas de apoio às famílias mais necessitadas.

Litro do leite mais caro que o litro da gasolina O que aconteceu
Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com

Impacto nas cadeias de suprimento

Além disso, o relatório do Cepea destaca severas dificuldades no escoamento da produção, afetando o abastecimento não só no Rio Grande do Sul mas também em outros estados. A situação se torna mais grave devido ao racionamento alimentar entre o gado, resultando em uma menor produção leiteira e no descarte de leite já produzido, exacerbando os prejuízos ao setor.

Veja também:

Emilly, do BBB 17, perde casa no RS e pede ajuda de Matheus, do BBB 24

Dessa forma, os prejuízos apontam para um período desafiador para o setor lácteo. Com a normalização do clima e a recuperação da infraestrutura, espera-se uma estabilização gradual das operações. Entretanto, os reflexos nos preços ao consumidor e na economia regional ainda serão sentidos por algum tempo.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com