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Com o comércio mais otimista e o consumidor mais propenso a comprar, veja quais setores devem ser favorecidos nos próximos meses

Diferentes pesquisas apontam para convergência entre empresários do comércio e consumidor brasileiro. Saiba mais!

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de agosto, divulgado pelo FGV IBRE, apresentou aumento de 2 p.p. Isso quer dizer que parte das empresas que integram o setor estão mais otimistas com o cenário para os próximos meses. No mês de julho, foi registrada uma queda de 2,6 p.p.

O economista da FGV, Rodolpho Tobler, afirmou que uma melhora nas perspectivas dos empresários motivou o resultado, especialmente em relação ao cenário macroeconômico, como a desaceleração da inflação. Além disso, a redução da taxa de juros e medidas para combater o endividamento também foram fatores significativos.

Nesse sentido, vale dizer que não são apenas os empresários que estão mais confiantes. Segundo uma pesquisa divulgada pela Méliuz, as pessoas estão mais dispostas a comprar neste ano. O levantamento apresenta um panorama sobre as expectativas dos consumidores em relação à Black Friday. 

Áreas do Comércio mais buscadas 

A pesquisa da Méliuz também revela as áreas do Comércio que os consumidores mais devem buscar durante a Black Friday deste ano. Confira o ranking.

  1. Eletrônicos e Informática: 49,2%;
  2. Eletrodomésticos e Eletroportáteis: 44,8%;
  3. Roupas: 30,8%;
  4. Acessórios e Calçados: 27,7%;
  5. Perfumes e Cosméticos: 21,5%;
  6. Móveis e Decoração: 16,3%;
  7. Livros: 15,4%;
  8. Alimentos e Bebidas: 14,8%;
  9. Viagem: 11,3%;
  10. Jogos e Consoles: 9,5%. 

Com isso, o comércio tende a se beneficiar ainda mais com a data que promete diversos tipos de descontos e promoções. 

Consumidor está mais disposto 

Ainda com base no levantamento, 95,2% dos participantes disseram que pretendem realizar compras durante a Black Friday, um percentual acima do resultado registrado em 2022. Além disso, mais de 30% afirmaram que pretendem gastar acima de R$ 1 mil, o que representa um aumento no valor planejado.

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Diante do cenário, quem deve se dar bem são os comércios que operam nas plataformas digitais. Isso porque 98% dos entrevistados dizem que farão suas compras em lojas online.

imagem de miniaturas de caixas representando pacotes de compras em cima de notebook
Imagem: William Potter / Shutterstock.com

Imagem: William Potter / Shutterstock.com