Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comerciantes estão menos confiantes; entenda

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio encerrou outubro em 112,8, o que representa uma queda em relação a setembro. Confira!

Mensalmente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que detecta as tendências das ações empresariais do setor varejista. Dessa forma, o índice é dividido entre zero e 200 pontos, sendo 100 pontos o nível base de satisfação.

Nesse sentido, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio encerrou outubro em 112,8, o que representa uma queda em relação a setembro, quando a pontuação estava em 113,1. Além disso, a pontuação está menor do que há 12 meses atrás, quando o índice estava em 129,7. Veja mais detalhes da confiança dos comerciantes!

Expectativa dos comerciantes em relação ao futuro

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que apura a expectativa dos comerciantes em relação ao futuro a curto prazo, se manteve em 145,2 pontos. Isso significa que os empresários estão satisfeitos com as perspectivas futuras.

Veja também:

A Inteligência Artificial pode te ajudar nas finanças pessoais! Saiba como

Ademais, a pesquisa da CNC também mostra o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), em que os comerciantes fazem a comparação entre a situação econômica atual do país e do ano anterior. Por conta disso, o índice fechou em 88,3 pontos, o que significa que os empresários não estão satisfeitos com a evolução da economia.

imagem de uma comerciante, com os braços cruzados, em frente à flores
Imagem: Chay_Tee / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Expectativa de contratação

O levantamento da CNC também mediu a expectativa de contratação de funcionários para os próximos meses. Nesse sentido, o índice apresentou uma leve queda em outubro, fechando em 122,1 pontos, sendo que, em setembro do mesmo ano, o índice era de 121,4 pontos.

Em contrapartida, a pesquisa também questionou os comerciantes acerca do nível atual dos estoques diante da programação de vendas. Logo, em outubro de 2023, o índice ficou em 93,1 pontos, maior do que em setembro, quando foi de 92,6 pontos.

Imagem: Chay_Tee / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital