Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como adiantar a declaração do Imposto de Renda 2024?

Saiba mais informações sobre como é possível adiantar a declaração do Imposto de Renda nesta época do ano!

Com a chegada do ano novo, muitos contribuintes já pensam em se antecipar suas preparações para a declaração do Imposto de Renda. O prazo para esse procedimento tem seu término apenas no mês de maio, por exemplo.

Contudo, dezembro pode ser um mês estratégico para aqueles que desejam iniciar o próximo ano com todas as pendências resolvidas, evitando assim situações de correria e possíveis problemas. Continue a leitura!

Contribuintes o que os contribuintes já podem fazer para adiantar declaração do Imposto de Renda?

No centro de notas de 100 e 200 reais, celular com logo da Receita representando a restituição do IR.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Para aqueles interessados em adiantar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve, primeiramente, começar a organizar os documentos já em dezembro do ano anterior. Logo, esse é um período ideal para a coleta dos informes anuais.

Entre eles, estão contas bancárias, rendimentos de pessoas físicas e jurídicas (como salários, remunerações autônomas, locações, entre outros), comprovantes de despesas pessoais e de dependentes, como despesas médicas e de educação.

Ainda, deve-se recolher documentos que provem a compra ou venda de bens e direitos no país, como propriedades e carros para a declaração do Imposto de Renda.

Confira as demais dicas

Para além da organização adequada dos documentos, as estratégias para a dedução de impostos também devem ter seu planejamento com antecedência. Especialistas sugerem que pessoas mais organizadas peçam antecipadamente à empresa os recibos de salário e rendimentos do ano.

Assim, com estas informações em mãos, é possível então fazer uma previsão do valor do Imposto de Renda a pagar. Ainda, pode-se planejar estratégias para dedução, utilizando por exemplo planos de previdência privada e doações. Para os especialistas, iniciar o planejamento com antecedência permite ao contribuinte estabelecer estratégias para deduzir mais impostos ou até mesmo reaver valores.

Veja também:

Quais benefícios devem ser pagos em janeiro pela Caixa?

Por fim, é importante lembrar que a dedução limita-se a 6% do imposto sobre a renda devida apurada na declaração.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com