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Como aumentar o Serasa Score?

Confira como aumentar o Serasa Score e obtenha melhores condições de crédito. Saiba quais ações derrubam a pontuação e como melhorá-la.

No universo financeiro, o score é uma ferramenta essencial para avaliar o risco de crédito de uma pessoa. Assim, esta pontuação é determinada por uma série de fatores, como histórico de pagamento, endividamento atual e outros dados pessoais.

Por isso, manter a pontuação alta é importante para garantir o acesso a empréstimos, financiamentos e até mesmo alguns serviços. Nesse sentido, a pontuação varia de 0 a 1000. Sendo assim, um score mais alto indica um risco de endividamento menor e uma possibilidade maior de ter acesso a crédito com taxas de juros mais favoráveis. 

Logo, uma boa nota no score significa para o mercado que você é um bom pagador, aumentando a sua reputação perante bancos e financeiras. Além de poder contribuir para a obtenção de crédito, e de conseguir melhores condições de pagamento. Mas você sabe o que pode derrubar seu score? E como aumentá-lo? Confira, a seguir.

Quais ações derrubam o score?

O score pode ser afetado negativamente por várias ações como o atraso ou inadimplência de pagamentos um dos principais fatores e dívidas em aberto, especialmente aquelas em cobrança judicial, também podem reduzir o score. Até mesmo o alto uso do limite de crédito disponível, mesmo que as contas estejam em dia, pode impactar a pontuação. 

Como aumentar a nota?

Aumentar o score é um processo que exige organização e comprometimento. Em primeiro lugar, é essencial pagar as contas em dia. Se você tem dívidas em atraso, tente negociá-las quanto antes. Além disso, manter seus dados pessoais sempre atualizados no Serasa é importante, pois demonstra estabilidade. 

Outrossim, evitar pedir crédito com frequência em várias instituições pode ajudar a elevar o score, visto que muitas consultas ao CPF podem dar a impressão de que você está sempre precisando de dinheiro.

Ademais, existe uma ação simples que pode derrubar o seu score na Serasa, descoberta após clientes começarem a reclamar sobre a queda na pontuação depois de fazerem cotações de serviços, mesmo possuindo boas práticas financeiras. 

Isso porque, quando um cliente faz uma simulação de seguro para celular e financiamento de imóvel, por exemplo, a pontuação cai. Sendo assim, vale a pena ficar de olho e evitar fazer muitas consultas.

Imagem: Song_about_summer/shutterstock.com