Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aprenda como calcular a rentabilidade da Renda Fixa

Para quem inicia no mundo dos investimentos, na renda fixa é possível encontrar diversas opções. Entretanto, com tantas opções, como entender a diferença entre tantos investimentos conservadores? Abaixo, confira as formas como o seu dinheiro pode render na renda fixa.

Inter dá dicas de investimentos indicados para o seu perfil

Aprenda como calcular a rentabilidade da Renda Fixa

Para compreender como os principais produtos conservadores da renda fixa rendem, é importante, antes de mais nada, entender sobre o CDI, o crédito de depósito interbancário. O CDI é a taxa que serve de referência para a captação e o empréstimo entre os bancos. E assim também é usada como referência nos investimentos.

Em suma, uma boa forma de saber quanto ele vale, é olhando a Taxa Selic. O CDI está sempre 0,1% abaixo do valor da taxa básica de juros. Ao entender mais sobre essas taxas de referência, é hora de saber como os investimentos atrelados ao CDI rendem.

1 – Investimentos pós-fixados 

Ao ver uma renda fixa como o CDB com o rendimento de 110% do CDI, é possível quanto o valor equivale naquele momento, por meio da seguinte conta:

1,10 x 6,15 = 6,76%

Em suma, esse vai ser o valor do rendimento anual do CDB se o CDI se mantiver estável. Por outro lado, se o CDI alterar, você vai poder recalcular o rendimento dali em diante. Ademais, essa talvez seja uma das principais formas de rendimento. Entretanto, ainda há outros investimentos da renda fixa, que se chamam pré-fixados e os atrelados ao IPCA.

2 – Investimentos pré-fixados 

A renda fixa pré-fixadas são ativos que tem um rendimento pré estabelecido e fixo, independente do que ocorra no mercado. Eles podem ser interessantes por conta da tranquilidade de você já saber quanto vai ganhar. Entretanto, você deve estar atento, em especial aos riscos de alta da inflação. É dito isso, pois se uma LCI rende 8% ao ano, e a inflação estiver perto disso, então não vale a pena investir, pois você vai perder o poder de compra.

3 – Investimentos atrelados ao IPCA 

Por fim, o investimento de renda fixa atrelado ao IPVA, rende conforme a inflação. Além disso, eles pagam ainda, os juros real, que é um ganho acima da inflação anual. Nesse investimento, o grande ponto positivo, é que você garante que vai manter o seu poder de compra, e ainda ter, um ganho extra.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com