Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como começar a investir em finanças descentralizadas?

As finanças descentralizadas vêm ganhando cada vez mais usuários. Entenda o que são e como começar a investir!

A cada dia, novas formas de investimentos estão sendo criadas. As finanças descentralizadas, também conhecidas como DeFi, representam um aspecto impressionante nesse cenário de evolução.

As formas de investimentos tradicionais, que antes eram restritas a bancos e corretoras, agora abrem espaço para novas modalidades.

Nesse contexto, as finanças descentralizadas vêm ganhando cada vez mais usuários, o que comprova que essa é uma tendência que veio para ficar. Mas afinal, o que são e como começar a investir nelas?

O que são finanças descentralizadas e quais as suas aplicações?

As finanças descentralizadas são um sistema financeiro aberto que não precisa de intermediários para fazer as operações. Baseadas na tecnologia blockchain, elas facilitam o acesso a serviços financeiros.

Um exemplo de aplicação das DeFi são as stablecoins, que são criptomoedas atreladas a ativos estáveis, como o dólar. Elas proporcionam a segurança do ativo referência, mas com a liberdade das criptomoedas.

Outra aplicação importante é a dos empréstimos descentralizados. Nesse sistema, você pode emprestar ou pegar dinheiro emprestado diretamente de outros usuários, sem necessidade de um banco como intermediário.

Por fim, temos as exchanges descentralizadas, que permitem a compra e venda de criptomoedas sem a necessidade de um terceiro para validar a transação. Elas aumentam a segurança e a privacidade das operações.

Como investir nessa modalidade?

Antes de tudo, é necessário entender que investir em finanças descentralizadas requer conhecimento. É preciso se familiarizar com os conceitos básicos de blockchain e criptomoedas. Além disso, é necessário analisar bem as oportunidades e entender os riscos envolvidos.

O primeiro passo é escolher uma carteira de criptomoedas. Em seguida, você precisa adquirir uma criptomoeda, que geralmente é o Ethereum, por ser a principal plataforma para aplicativos de finanças descentralizadas. Assim, uma vez que você tem criptomoedas em sua carteira, pode explorar os diversos serviços DeFi disponíveis.

Imagem: Chinnapong / Shutterstock.com