Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como comprar um imóvel usando o FGTS

FGTS pode ser usado para comprar um imóvel. Confira se vale a pena

0

O imóvel próprio é o sonho da maioria da população brasileira, mas diversos fatores impedem que isto ocorra com rapidez. Além de tudo, com a pandemia da Covid-19, tudo aumentou e ficou cada vez mais complicado para  aquisição de um imóvel. Além disso, o valor necessário para dar uma boa entrada precisa de um bom tempo tempo para ser acumulado. Sendo assim, é fundamental o planejamento financeiro, para que tudo ocorra sem nenhum empecilho. O Banco Inter fez um longo artigo, mostrando como você pode usar o FGTS para comprar a casa própria.

É provável que você também goste:

Com promessa de saque fácil do FGTS, golpe atinge 10 mil pessoas

Rendimento do FGTS empata com Selic e CDB

Como a alta da taxa Selic interfere no dinheiro guardado em fintechs?

O FGTS pode ser empregado em várias coisas, só que hoje, focaremos na utilização como um parceiro para conseguir a casa própria. A quantia pode ser utilizada para abater parte da dívida ou amortizar os valores das parcelas.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou FGTS como é mais conhecido, é acumulado para aqueles trabalhadores com a carteira assinada, para qualquer serviço dentro do Brasil. Ele é bem simples, pois a cada mês decorrido, o contratante coloca 8% do salário bruto de cada funcionário em uma espécie de caixinha, para que ele fique acumulando no decorrer dos anos.

Todavia, existem algumas regras para que você consiga usar esse dinheiro. Veja abaixo os critérios que o Banco Inter citou.

  • – Demissão sem justa causa;
  • – Aposentadoria;
  • – Compra de imóvel próprio;
  • – Fechamento da empresa empregadora ou término do contrato de trabalho;
  • – Rescisão de contrato em comum acordo entre empresa e empregado;
  • – Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • – Trabalhador com idade igual ou superior a 70 anos;
  • – Doenças graves do trabalhador, seu cônjuge ou filho, para fins de tratamento;
  • – E, mais recentemente, em modalidades lançadas pelo Governo como o Saque de aniversário e Saque emergencial.

Regras do FGTS na compra de um imóvel

Mesmo sendo uma boa ideia, para usar este benefício para dar início a compra da casa própria é preciso cumprir com algumas regras. Primeiramente, o trabalhador que for pedir a ajuda para este fim, deverá ter, ao menos, três anos de carteira assinada, morar e trabalhar na localidade que o mesmo deseja comprar a casa. O solicitante não poderá ter outro vínculo relacionado a compra de outros imóveis.

Regras que a casa escolhida deve seguir

Não é apenas o solicitantes que tem que seguir regras, as casas escolhidas precisam estar de acordo com alguns critérios também. Para muitas, são mais exigentes do que o item anterior. São eles:

  • Ser uma moradia residencial e estar localizada na zona urbana;
  • Não pode ter sido já comprada com o uso do FGTS;
  • Além de se enquadrar no SFH, e ter um valor máximo de R$ 1.500.000,00.
  • São estes os requisitos mais simples, porém cada distrito tem suas especificações;

Caso você realmente tenha a intenção de usar o FGTS para comprar uma casa, é importante ficar atento a alguns passos.

Você precisa consultar o saldo do FGTS disponível e ver se a quantia é suficiente para compor 20% do valor da entrada do imóvel. Você pode fazer essa consulta através do site do FGTS ou pelo aplicativo da instituição.

Depois você deve preencher a ficha de autorização para a movimentação das contas vinculadas ao FGTS. O documento é conhecido como DUMP. Ele será preenchido com os seus dados pessoais, além do número das contas do FGTS, CNPJ da empresa e a quantia que será movimentada em cada conta.

Usar o FGTS vale a pena?

É uma pergunta bastante complicada, visando que cada pessoa tem a sua própria particularidade, que precisa ser analisada para chegar em um consenso final. Dessa forma, faça o seu planejamento, veja sua renda, suas despesas e o valor que poderá usar do FGTS. Faça também uma analise com o valor da casa, para ver se a mesma atende todas as suas necessidades.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...