Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar se o CPF está com restrição? Confira

Quando a pessoa está com restrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ela enfrenta dificuldade em obter crédito, logo, não consegue adquirir um produto parcelado, realizar um financiamento de imóvel e também não é aprovado para ter alguns cartões de crédito.

Normalmente, a loja ou instituição financeira envia um comunicado ao cliente, além de enviar um aviso de dívida para as entidades de proteção de crédito, que também enviam um comunicado ao consumidor, alertando a possível inclusão do nome no cadastro de inadimplentes, se ele não quitar o débito.

As principais entidades de proteção ao crédito no Brasil, são Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil, cada um deles possui informações de diferentes empresas, ou seja, ainda que esteja com a situação regular em um deles, pode estar com restrição em outro.

Veja como verificar de forma gratuita se o CPF está com restrição. 

Antes de mais nada é necessário realizar um cadastro prévio nas entidades por meio dos sites ou aplicativos.

Boa Vista SCPC

Pelo site do Boa Vista SCPC;

Pelo aplicativo para celular (disponível para Android e iOS).

Serasa

Pelo site da Serasa;

Pelo aplicativo para celular (disponível para Android e iOS);

Por telefone, pelo número 0800 591 1222.

SPC Brasil

Pelo site do SPC Brasil;

Pelo aplicativo para celular – (disponível para Android e iOS).

Como tirar a restrição do CPF?

Primeiramente, o cidadão deve verificar qual a dívida que deixou de pagar que restringiu seu CPF.

Caso a pessoa não tenha efetuado nenhum tipo de contrato com a empresa que originou a restrição em seu CPF, há chances de que ela tenha sido vítima de algum tipo de fraude, isto é, alguém usou indevidamente seus dados para obter vantagens.

Caso isso aconteça, é necessário contatar a empresa para informar o que ocorreu e requer a exclusão do cadastro, além de acionar os órgãos de defesa do consumidor e entrar em contato direto com a gestora do banco de dados. O cidadão também pode entrar com uma ação judicial para que seu CPF seja regularizado e até cobrar indenização por dano moral.

Já se a pessoa de fato é titular da dívida, mas já pagou, terá que comprovar que fez o pagamento do débito. Portanto, deverá entrar em contato com a empresa responsável por restringir o CPF e comunicar o pagamento para que seja retirada a restrição.

Quando realmente a pessoa fez a dívida e deixou de pagar por algum motivo, é preciso que negocie com a empresa para que o CPF seja regularizado. Caso faça um acordo e parcele a dívida, a restrição do CPF será suspensa já no pagamento da primeira parcela.

Prazos de prescrição da dívida

Outro caso em que o CPF deixa de ter restrição é quando a dívida prescreve, pois não poderá mais ser cobrada. O prazo para prescrição da dívida conforme o tipo de dívida, confira:

3 anos

  • Aluguéis de imóveis;
  • Letras de câmbio;
  • Notas promissórias;
  • Entre outros.

5 anos 

  • Boletos de condomínio;
  • Cartão de crédito;
  • Contas de água, luz e telefone;
  • Consórcio;
  • Impostos como IPTU, IPVA e Imposto de Renda
  • Multas de trânsito;
  • Mensalidade escolar;
  • Plano de saúde.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com