Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como declarar investimentos e rendimentos da poupança no Imposto de Renda?

Quer saber como declarar corretamente seus investimentos e rendimentos da poupança no Imposto de Renda? Clique aqui e saiba mais!

A temporada de prestação de contas com a Receita Federal (RF) para o Imposto de Renda (IR) 2024 está se aproximando, com o início da entrega das declarações marcado para o dia 15 de março.

Os contribuintes que tiveram algum tipo de aplicação, como uma poupança, precisam estar prontos para declarar corretamente os valores dessas contas para a RF. Isso é especialmente relevante, tendo em vista que a poupança é o investimento de renda mais popular do Brasil.

Importante destacar que todos os rendimentos auferidos ao longo do ano anterior devem constar na declaração. Isso inclui não somente os salários, mas também o recebimento de aluguéis, indenizações trabalhistas, venda de imóveis, heranças, entre outros.

Como declarar os investimentos e rendimentos

Imagem de um executivo de terno preto segurando um tablet. Da tela do tablet, saem imagens de gráficos, representando uma plataforma de investimentos
Imagem: Reprodução / freepik.com

Para realizar a declaração, é necessário somar todos esses rendimentos e abater eventuais deduções. Lembrando que devem entregar a declaração todos os cidadãos que atendem a determinados critérios estabelecidos pela Receita Federal.

Declarando a poupança no Imposto de Renda

Ao que diz respeito à declaração da poupança, o planejador financeiro e CEO da SuperRico, Carlos Castro, explica que é necessário um processo de duas etapas. Na primeira, declara-se o valor total presente na caderneta de poupança. Já na segunda etapa, é necessário declarar os rendimentos obtidos.

Declarando outras aplicações

Ao fazer a declaração de outros investimentos, além da poupança, é necessário seguir o informe de rendimentos enviados pelas instituições financeiras. Essa informação deve associar-se aos documentos de bens e direitos.

Veja também:

Adeus, Dívidas! Serasa lança programa que limpa seu nome com até 90% de desconto

É vital ressaltar que, embora não haja tributação sobre esses valores, todos os rendimentos anuais da poupança devem constar na declaração. Por fim, é importante ter em mente que o valor mínimo para a obrigatoriedade da declaração de qualquer investimento é de R$ 140. Portanto, todas as pessoas que possuem montantes superiores a esse valor devem realizar a declaração.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com