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Como é feito o cálculo do Score Serasa?

O Score Serasa é bastante importante para os consumidores brasileiros que desejam contratar linhas de crédito. Saiba mais!

Na busca por maior segurança nas transações de crédito, tem-se o Score Serasa, uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000. Ela é calculada levando em consideração diversas informações financeiras do consumidor, como por exemplo o pagamento ou não de contas em dia. 

Sendo assim, o mercado usa de forma ampla esse método como uma maneira eficiente de conhecimento mais profundo do perfil financeiro dos consumidores.

Assim como na gestão financeira pessoal, na qual é mais seguro emprestar dinheiro a alguém que honra com seus compromissos e capacidades financeiras para assumir uma nova dívida, o mesmo ocorre no mercado. A Pontuação de Crédito Serasa é um facilitador nestes casos.

Cálculo do Score Serasa

O Score Serasa se forma por ferramenta de inteligência artificial com base em modelos estatísticos cujos dados são referentes a cada consumidor com CPF ativo. Isso significa que a pontuação é absolutamente impessoal, sendo uma representação gráfica do estado financeiro de um indivíduo em determinado momento. 

Qualquer mudança nos hábitos e decisões do consumidor reflete diretamente na sua pontuação, que leva em conta quatro fatores principais: pagamento de contas, histórico de crédito, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados na Serasa.

Celular com app do Serasa na tela
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

Como funciona a classificação?

A pontuação do Score Serasa gira em torno de 0 a 1.000 e é dividida em quatro faixas de classificação: muito baixo, baixo, bom e excelente. Estas categorias representam as possibilidades de conseguir crédito no mercado. 

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Vale lembrar que o Score é apenas um dos itens considerados na análise para liberação de crédito. Cada empresa estabelece seus próprios critérios, de acordo com suas políticas internas. Portanto, não existe uma pontuação mínima ou máxima exigida para a obtenção de crédito, esta análise varia a cada instituição.

Por fim, embora a idade do consumidor não seja um dos fatores considerados no cálculo, pode haver uma tendência de acordo com a faixa etária, uma vez que um dos fatores levados em consideração é o tempo de relacionamento com as empresas. Por isso, é comum que aos 18 anos, mesmo sem dívidas, os jovens possuam uma pontuação mais baixa.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com