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Está com o INSS em atraso? Confira como emitir e regularizar sua guia

A guia do INSS é importante ao trabalhador fazer as contribuições para pedir a aposentadoria.

A Guia da Previdência Social (GPS) é um documento usado para o recolhimento das contribuições do INSS de pessoas físicas ou jurídicas usado pelo contribuinte. A partir do pagamento da GPS, o trabalhador tem acesso a todos os benefícios do INSS, tais como o auxílio-doença, o salário família, o salário maternidade, o 13º salário, as férias, a pensão por morte, entre outros. Devido a importância da guia, é fundamental manter a sua atualizada. Por isso, confira abaixo como emitir e regularizar a sua, em caso de atraso. 

Está com o INSS em atraso? Confira como emitir e regularizar sua guia

A guia do INSS é importante para o trabalhador fazer as suas contribuições para contar como tempo ao pedir a aposentadoria. Dessa forma, é preciso que ela esteja em dia. No caso de um pagamento em atraso, há um procedimento que deve ser realizado. Antes de mais nada, é necessário ver qual o tipo de contribuinte que você se encaixa. 

Ou seja, se você é um empregado doméstico, você pode fazer o cálculo em qualquer época do ano, já que essa categoria tem uma legislação própria. Por outro lado, se é facultativo, é necessário calcular pela internet, se ainda tiver a qualidade de segurado. Se já houver expirado o prazo de 6 meses, é preciso comparecer a uma Agência do INSS. 

Já os contribuintes individuais, podem fazer o cálculo da guia em atraso através da internet, se o valor se refere ao prazo de até 5 anos fiscais. Dessa forma, caso o período seja maior que 5 anos, o contribuinte deve ir até a agência do INSS, a partir do dia 16 de cada mês. 

Para emitir a sua guia atualizada, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site SAL – Sistema de Acréscimos Legais;
  2. Em seguida, observe que existem 3 módulos disponíveis e ver em qual você se encaixa (Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999, Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999 e Empresas e Equiparadas e Órgãos Públicos);
  3. Depois disso, insira os dados solicitados referentes a sua categoria – autônomo, contribuinte individual, doméstico, facultativo, segurado especial, empresa, ou órgão público), e o número do NIT, do PIS, PASEP, CNPJ ou CEI;
  4.  Logo após, insira o código Captcha para provar que você não é um robô e clique em “Confirmar”;
  5. Em seguida, o site vai abrir uma nova tela, na qual você precisa confirmar outros dados, tais como o início e o fim da competência, classe e salário base;
  6. Posterior a isso, selecione a guia que você quer, e as competências desejadas;
  7. Por fim, clique em “Gerar GPS” e o boleto é gerado. Com isso, basta pagar a guia em atraso, e a sua situação vai estar regularizada. 

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Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com