Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra como escolher a melhor corretora de valores para você

Uma corretora de valores faz a intermediação entre o investidor e o mercado financeiro

Você deseja investir? Antes de ingressar nesse meio de investimento, é muito importante decidir onde você vai aplicar o seu dinheiro. Essa decisão implica escolher uma corretora de valores. É através dela, que você pode aplicar o seu dinheiro nos investimentos. 

Pense em um shopping center. Nele, você encontra as lojas que ofertam vários produtos, tais como as roupas, os acessórios, comida, entre outros. Em suma, você anda pelos corredores do shopping e olha as vitrines até escolher uma loja. Assim, ao entrar, você analisa os produtos, e encontra os que mais te agradam. Com as plataformas de investimento, não é diferente. 

Ou seja, você vai até a plataforma, analisa os produtos financeiros, e escolhe aqueles que mais combinam com o seu perfil. Sendo assim, uma plataforma de investimentos faz a intermediação entre os investidores e o mercado financeiro. A partir dela, o investidor pode fazer vários investimentos. 

Como escolher a melhor corretora de valores?

Existem alguns critérios que você precisa levar em conta antes de escolher uma corretora de valores confiável. São eles, a CVM, as certificações, as taxas cobradas e a reputação. Abaixo, entenda mais sobre cada um desses itens. 

1 – Cadastro na CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma instituição que tem como função, fiscalizar e regularizar os investimentos feitos no Brasil. Dessa forma, para escolher uma corretora de valores, é indispensável que ela tenha cadastro na CVM. Além disso, a empresa precisa ter autorização para atuar no mercado financeiro do Brasil. 

2 – Certificações

Uma corretora de valores confiável tem diversas certificações que ajudam as pessoas a escolher entre elas. O mais comum é o Selo CETIP, que garante que a corretora registre e identifique as aplicações com o CPF ou o CNPJ do investidor. Ou seja, garante que a operação mediada pela corretora é segura. 

Além disso, a B3 possui diversos certificados em seu Programa de Qualidade Operacional (PQO). O PQO abrange mais de 120 instituições financeiras, e já certificou mais de 12 mil profissionais do mercado. Por fim, esses selos compõem algumas das principais certificações que uma corretora de valores precisa ter. 

3 – Taxas cobradas pelas corretoras

Há algumas taxas cobradas por algumas corretoras de investimentos, como a taxa de corretagem, e a taxa de custódia. Dessa forma, é muito importante conhecer bem todos os custos envolvidos, bem como as taxas. manutenção de conta. 

4 – Reputação da corretora

Outra dica importante, é sempre pesquisar comentários e rankings da corretora de valores na internet. Assim, tantos os meios de comunicação, quanto os usuários da internet, devem te dar informações relevantes para escolher a melhor corretora. 

5 – Atendimento de qualidade

Por fim, sempre preze por uma corretora de valores que oferece um suporte de qualidade, e que se preocupe com o seu cliente. Entretanto, a empresa precisa apresentar transparência nas ações, clareza em todos os processos e um atendimento disponível e pronto para ajudar. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: insta_photos / shutterstock.com