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Como estão os indicadores do Carrefour? Veja os resultados da empresa

Confira os resultados recentes e seu histórico de operações.

Como estão os indicadores do Carrefour? Primeiramente, o Carrefour é uma rede internacional de supermercados, com presença predominante na França e resto da Europa. Desta forma, no Brasil a marca é a segunda maior empresa varejista, sendo o nosso país o primeiro na américa a receber lojas da marca. Atualmente, a empresa está presente em todos os estados brasileiros, e detêm a marca Atacadão, além de ser líder em operações com cartão de crédito dentre as varejistas.  

Indicadores do Carrefour 

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento mais racional e embasada, é necessário se atentar para alguns indicadores da empresa em questão. Desta forma, os indicadores fornecem uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor na tomada de decisão.  

Com tal propósito, falaremos sobre alguns deles e também sobre os resultados e histórico que os agregam. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa. 

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram retirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 29.07.2021. Enfim, usaremos as ações ordinárias como base de análise, sendo sua sigla na B3 CRFB3. 

Indicadores de Rentabilidade e Histórico do Carrefour 

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela avaliação da sua rentabilidade. Sendo esse um dos pontos principais para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo pode trazer retornos.  

EBITDA 

Primeiramente, o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.  

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa.  

O EBITDA do Carrefour em 2020 foi de R$ 5.596 milhões, um aumento de 42% em relação ao ano de 2019. Nesse sentido, a companhia vem mantendo bons resultados no indicador, que desde 2016 cresceu cerca de 210%. 

ROE

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos.   

Sendo assim, o ROE do Carrefour foi de 17% no ano passado, bem acima dos 7,5% atingindos em 2019. Da mesma forma, o indicador em anos anteriores a 2019 se apresentava em patamares mais altos, sendo de 12,74% em 2018 e 13,17% em 2017.  

ROIC

Por sua vez, o ROIC de fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e é medido a partir do Resultado Operacional Líquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa. 

Analogamente ao ROE, o ROIC cresceu bastante em 2020, quando comparado a 2019, saindo de 9,54% para 15% no ano passado. De forma parecida, os períodos anteriores a 2019 também estava nesse patamar, 13,93% em 2018 e 15,19% em 2017.  

Margem líquida  

A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, uma vez que uma maior parte do que foi gerado se tornou lucro.     

Desta forma, a média dos últimos 8 anos do Carrefour em margem líquida foi de 2,70%. Contudo, a partir de 2017 o grupo obteve resultados expressivamente melhores, indo de 3,18% em 2017 e 3,06% em 2018, para 3,75% em 2020. 

Lucro Líquido 

Em suma, o lucro líquido é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela empresa.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resumo o lucro líquido.    

Portanto, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.  

Nesse sentido, o lucro líquido do Carrefour no último ano foi de R$ 2,6 bilhões, um aumento considerável em relação ao ano de 2019. Da mesma forma, o lucro líquido desse ano parece caminhar para o mesmo patamar, sendo hoje de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.  

Histórico de Dividendos do Carrefour 

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.   

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas. 

Nesse sentido, este indicador do Carrefour atualmente é de 3,76%. Desta forma, a empresa já distribui somente nesses meses em 2021, mais do que havia distribuido durante o ano passado inteiro. Ademais, a companhia pagou em proventos para os acionistas R$ 0,47 por ação nesse ano, contra R$ 0,24 em 2020 e R$ 0,28 em 2019.  

Endividamento do Carrefour 

Dívida líquida / PL 

Primeiramente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.    

Desta forma, a dívida líquida do Carrefour se encontra em um patamar bastante seguro. Atualmente o índice é de 0,46, uma marca até alta para o histórico da companhia, mas que ainda não levanta maiores preocupações. Nesse sentido, a média dos últimos 8 anos para a dívida líquida / PL é de 0,07.  

Dívida líquida / EBITDA 

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante. 

Semelhantemente, a dívida líquida / EBITDA do Carrefour disparou em 2021, saindo de 0,02 no passado para atuais 1,25. Contudo, o número também não chega a ser preocupante, e está bem acima da média dos últimos 8 anos da companhia que ficou em 0,14. 

Conclusão 

Em síntese, o Carrefour se mostra como uma empresa rentável e sem muitas dívidas, apesar do histórico não tão bom em pagamento de dividendos, a companhia apresenta resultados sólidos. Por fim, para os investidores que buscam uma ação do setor em suas carteiras, vale a pena analisar mais a fundo os resultados do grupo, afim de compara-los com outras grandes varejistas do país. 

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Imagem: Ralf Liebhold / shutterstock.com