Como fica o rendimento da conta poupança após redução na taxa Selic?
A taxa Selic diminuiu, e com isso surge a dúvida sobre dinheiro guardado na conta poupança. Afinal, o que fazer?
Além da definição da Selic em 12,75%, há expectativas de que os cortes continuem ao longo do ano. Consequentemente, surgem dúvidas sobre como ficam os rendimentos na poupança após essa redução da taxa básica de juros.
Com a taxa básica de juros vigente, a poupança adota uma fórmula de rentabilidade que consiste em um rendimento fixo de 0,5% ao mês. Ela é somada à Taxa Referencial (TR), que varia mensalmente.
De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), essa combinação resulta em um rendimento anual de 7,44% (ou 0,6% ao mês). Mas afinal, o que isso significa?
O que é a TR considerada na poupança?
A TR é uma variável que afeta o rendimento da poupança e, mensalmente, o Banco Central (BC) a calcula. Portanto, esse rendimento pode variar de mês para mês conforme a TR, mas mantém o acréscimo fixo de 0,5% mensal.

Isso significa que, atualmente, os investidores em poupança podem esperar um retorno de 7,44% anual, considerando a taxa básica de juros e a variação da TR. Ademais, é importante observar que a TR estimada para o ano é de 1,21%.
Veja também:
ATENÇÃO: Governo criou novas regras que barram saque de dinheiro do Caixa Tem; veja
Quais são as orientações para essa situação?
O economista Jayme Carvalho, da Planejar, afirma que não é necessário abandonar imediatamente a poupança, mesmo que haja opções mais vantajosas. No entanto, ele recomenda considerar a mudança para investimentos de renda fixa mais rentáveis, se for possível fazer essa troca.
Ainda, para o estudioso, a poupança não é a melhor escolha dentro das opções de renda fixa, então pensar sobre a migração para outros investimentos é aconselhável. Contudo, se a modalidade for usada como reserva de emergência, Jayme sugere transferir os fundos para um CDB com liquidez diária que ofereça um rendimento superior a 100% do CDI.
Diversificando os investimentos
Se a Selic cair abaixo de 8,5% ao ano, a regra de rentabilidade da poupança passa a ser diferente. Nesse caso, o rendimento anual será equivalente a 70% da taxa básica de juros acrescido da TR.
Vale destacar que a Selic tende a subir em momentos de inflação elevada, pois o BC a utiliza como uma ferramenta para controlar o aumento dos preços na economia. Portanto, quando tanto a inflação (IPCA) quanto a taxa básica de juros estão em declínio, é comum que o rendimento de investimentos de renda fixa, como a poupança, também diminua.
Por essa razão, é aconselhável seguir a orientação de diversificar os investimentos para melhor gerenciar os riscos e maximizar os retornos em diferentes condições econômicas.
Imagem: Natthapol Siridech / shutterstock.com