Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o cashback para motoristas que não sofreram multas?

Os motoristas que não tiveram multas durante os últimos 12 meses podem usufruir de todas as vantagens que o Cadastro Positivo possui. Veja!

Os motoristas que não tiveram multas por até um ano podem usufruir de todas as vantagens que o Cadastro Positivo possui, como cashback e descontos. Ele foi criado em outubro de 2020 por meio da lei nº 14.071, alterando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). 

Se você é motorista e deseja aproveitar todos os benefícios, é necessário autorizar a inscrição no Cadastro Positivo. Para isso, é necessário acessar o aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou o portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Quais são as vantagens para os motoristas sem multas?

O objetivo do cadastro é incentivar os motoristas a seguir a risca todas as leis de trânsito, garantindo mais segurança a todos. Os recursos começaram a valer no dia 13 de outubro e são oferecidos segundo cada estado.

No Rio Grande do Sul, os condutores sem multas terão direito a um desconto de 20% na renovação da CNH a partir de 2023. Conforme mencionado acima, todos que não tiverem infrações de trânsito em um ano podem ter acesso a:

  • descontos em taxas;
  • melhores condições para locação de veículos;
  • seguro com valores mais baixos;
  • tarifas menores em estacionamentos e pedágios;
  • ofertas de cashback

Em quais situações o Cadastro Positivo pode ser excluído?

É importante lembrar que, segundo o Ministério da Infraestrutura, o cadastro não é automático, e sim voluntário. Portanto, fique atento para garantir todas as condições. O registro depende somente da adesão dos condutores. Veja a seguir em quais situações o Cadastro Positivo pode ser excluído:

  • se a CNH estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias;
  • se o motorista tiver registro de infração de trânsito;
  • condutor com o direito de dirigir cancelado;
  • se o cadastrado tiver pena privativa de liberdade.

Além disso, os motoristas podem suspender o cadastro sempre que acharem necessário. O sistema é atualizado mensalmente com base nos dados da Secretaria Nacional de Trânsito.

Imagem: Odua Images / shutterstock.com