Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o interveniente quitante em um financiamento imobiliário?

Descubra como o interveniente quitante acelera venda de imóveis financiados e torna transações mais simples

Em muitos casos, a venda de um imóvel que ainda possui compromissos financeiros pendentes pode ser um grande desafio. No entanto, uma solução vem ganhando força e facilitando essas transações: o interveniente quitante.

Esse é um recurso que permite vender o imóvel financiado sem a necessidade de quitar integralmente a dívida, mesmo que não haja disponibilidade financeira imediata para esse fim. 

O que é o Interveniente Quitante?

O interveniente quitante é um recurso que surge quando um financiamento imobiliário está em andamento e o proprietário tem o desejo de vender o imóvel. Para esclarecer, os imóveis financiados são, na realidade, uma garantia de pagamento fornecida ao banco.

O titular do financiamento só se torna, de fato, proprietário do imóvel quando toda a dívida é quitada. Entretanto, a venda de um imóvel com dívida ativa é facilitada com a atuação do interveniente quitante.

Nesse processo, uma nova instituição financeira assume o papel de credor, quitando o saldo devedor com o banco atual e permitindo a realização da venda do imóvel sem que a dívida seja saldada previamente. 

Passo a passo para solicitar o financiamento 

A solicitação do interveniente quitante envolve três passos principais. O primeiro é verificar o saldo devedor junto à instituição que concedeu o crédito imobiliário.

Pessoa segurando uma calculadora ao lado de uma miniatura de carro e várias moedas
Imagem: issaro prakalung / shutterstock.com

A segunda fase envolve a quitação dessa dívida por parte do novo banco e a finalização do contrato inicial. Por fim, o cliente firma um novo contrato com a instituição financeira que assumiu a dívida, agora figurando como o novo credor.

A operação como interveniente quitante requer acesso a uma série de informações, como o saldo devedor e o extrato da dívida. O banco atual deve compartilhar todos esses dados, de modo a não dificultar ou obstruir o processo.

Portabilidade de crédito x Interveniente quitante 

Embora apresentem semelhanças, o interveniente quitante e a portabilidade de crédito são diferentes. A portabilidade é a transferência de uma dívida, como o financiamento imobiliário, de uma instituição para outra, feita a pedido do cliente, sem a venda do imóvel. 

Já o interveniente quitante envolve a venda de um imóvel financiado, onde se quita a dívida atual com um novo financiamento feito em outra instituição financeira. 

O interveniente quitante pode ser uma boa opção para quem está buscando um financiamento mais vantajoso ou até mesmo para aqueles que desejam adquirir um novo imóvel, sem necessariamente negociar com a financiadora atual.

Imagem: 89stocker/shutterstock.com