Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o saque do FGTS após a aposentadoria?

Saiba como funciona o saque do FGTS na Caixa após a aposentadoria pelo INSS e aproveite esse benefício para complementar sua renda!

Para muitos trabalhadores que se aposentam, a garantia do bem-estar financeiro é uma prioridade. Uma das perguntas mais comuns é como utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para melhorar a qualidade de vida após a aposentadoria, especialmente no que diz respeito à moradia.

Recentemente, houve a divulgação de orientações atualizadas sobre o acesso aos recursos do fundo para esse fim, portanto. Continue a leitura para mais informações!

Utilizando o saque do FGTS após a aposentadoria

Informações sobre FGTS no site da Caixa abertas em um aparelho celular
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O processo para acessar o saldo do FGTS está mis simples, trazendo facilidades principalmente para os aposentados pelo INSS. A integração entre os sistemas da Caixa e do INSS possibilita a liberação automática dos valores, permitindo que o beneficiário escolha a forma de recebimento que preferir, inclusive por meio do aplicativo do FGTS (Android, iOS).

No entanto, para quem deseja ou precisa realizar o procedimento presencialmente, ainda é necessário comparecer a uma agência da CAIXA com a documentação exigida. Ademais, deve-se saber como e em que situações é possível utilizar o saque do FGTS.

Para a aquisição, construção, amortização ou liquidação de dívida de um imóvel residencial, as condições gerais e os procedimentos estão bem detalhados no site da Caixa (FGTS – Moradia). Para cada movimentação da Conta Vinculada, o trabalhador precisa cumprir com os requisitos e apresentar as declarações solicitadas.

Uso do saldo na redução das prestações do financiamento

O saque do FGTS pode ser um grande aliado no momento da contratação de um financiamento imobiliário. Logo, pode servir como entrada, parte do pagamento, ou até mesmo para a quitação total da dívida.

Isso aplica-se tanto para contratos dentro do Sistema Financeiro Habitação (SFH) quanto para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), desde que o valor de avaliação do imóvel esteja dentro dos limites estabelecidos.

Ainda, há a possibilidade de usar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor das prestações, por até 12 meses consecutivos. Essa opção aplica-se a contratos do SFH e também aos firmados no SFI, seguindo as condições do Conselho Monetário Nacional. Para isso, todas as condições estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS e pelo Manual de Moradia Própria devem ter seu cumprimento pelo beneficiário.

Imagem: rafapress / shutterstock.com