Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como ganhar até R$ 50 mil com ligações abusivas na resolução da Anatel

A Anatel tem recebido muitas reclamações por ligações constantes nos telefones. Entenda a indenização por ligações abusivas!

O celular e os meios de comunicação avançaram desde a sua criação e, de fato, foi papel essencial para diversos outros avanços. Como por exemplo, na saúde, por meio de ligações de emergência, na segurança, em ligações de relatos de crimes, e na comunicação de empresas.

O mundo está cada vez mais interconectado, e aproximou cada vez mais cada um de nós, permitindo que pessoas se comuniquem com seus conhecidos, ou desconhecidos.

Contudo, esta possibilidade também trouxe frequente mal uso por parte de empresas de telefonia, que abusam da invenção em ligações constantes. Algo que, felizmente, a Anatel (Agência Internacional de Telecomunicações) está resolvendo e multando tais empresas. Entenda a seguir!

Qual é a proposta da Anatel para ligações abusivas?

A Anatel tem recebido muitas reclamações de consumidores, que afirmam receber ligações constantes todos os dias nos seus telefones.

Tais ligações são abusivas, pois impedem que o usuário consiga usar o seu aparelho corretamente. Portanto, muitos são incomodados durante horas por ligações sem utilidade. Isto é, ligações com durações mínimas de aproximadamente 3 a 5 segundos de duração. 

Assim, a Anatel decidiu que já está na hora de acabar com essas chamadas, e resolveu desenvolver uma proposta. Caso uma empresa realize chamadas abusivas para o seu número, alcançando 100 mil chamadas em um único dia, a multa será de R$50 milhões.

Ou seja, a multa será aplicada às chamadas curtas com duração de 1 a 2 segundos, e que compreende 85% das 100 mil chamadas realizadas no número do cliente. E, acredite, somente ao anunciar estas mudanças, diversas empresas começaram a modificar a sua forma de comunicação com o cliente.

Quando a mudança será efetiva?

Se você é uma das pessoas que enfrenta esse incômodo diário e quer saber quando essa medida entrará em vigor, saiba que ela já entrou em vigor desde 03/11. Portanto, as normas citadas aqui já são válidas e você já pode realizar uma denúncia, em caso de necessidade.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com