Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como identificar se a taxa de juros é abusiva?

Confira como identificar se a taxa de juros cobrada pela instituição financeira é abusiva e como se proteger dessas tarifas.

Juros abusivos são taxas cobradas pelos empréstimos e financiamentos que excedem a média de mercado ou o necessário para cobrir os riscos da operação. Essas taxas exorbitantes podem levar o consumidor a um endividamento excessivo e, muitas vezes, injusto.

Mas afinal, como identificar se essas tarifas estão mais altas do que o normal? Confira, a seguir, mais detalhes sobre os juros e como se proteger das taxas abusivas.

Como identificar e se proteger dos juros abusivos?

Para identificar se uma taxa de juros é abusiva, é importante comparar com a média do mercado e verificar se o contrato firmado está de acordo com as taxas acordadas.

Consultar o site do Banco Central é uma boa opção para se informar sobre as taxas médias praticadas pelas instituições financeiras. Tenha cuidado ao assinar contratos de empréstimos e financiamentos, lendo atentamente suas cláusulas e taxas.

Além disso, ao perceber que está pagando juros abusivos, busque ajuda de um advogado e tome medidas legais, como entrar com uma ação revisional para analisar os termos contratuais e reduzir as taxas de juros.

Quais são as alternativas para quitar contratos com juros abusivos?

Se você já possui um contrato com juros abusivos, é possível optar pela portabilidade de crédito, transferindo sua dívida para uma instituição financeira que ofereça melhores condições.

Você também pode considerar opções de empréstimos com garantia. O refinanciamento de veículos ou imóveis, por exemplo, geralmente oferecem taxas de juros mais baixas e condições mais favoráveis ao consumidor.

É válido ressaltar que, antes de pedir qualquer serviço financeiro, realize uma simulação para comparar as taxas de juros das instituições, a fim de evitar o endividamento posteriormente.

Portabilidade

Por fim, caso queira solicitar a portabilidade, entre em contato com o banco onde possui o serviço financeiro. Após isso, solicite o extrato com saldo devedor e leve-o a uma nova instituição financeira para quitar a dívida e assumir um novo contrato com taxas mais justas.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital