Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não cair no golpe do falso funcionário de banco?

Criminosos utilizam de ligações para se passar por instituições bancárias. Entenda como identificar golpes e se prevenir!

Golpes financeiros por telefone estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Uma nova tática usada pelos criminosos é ligar para o cliente de um banco se passando por um funcionário da instituição e solicitar a instalação de um aplicativo de acesso remoto.

É muito importante que você saiba discernir o que é golpe e o que não é. Entenda, neste texto, como agem os golpistas e quais as melhores formas de se lidar com esse tipo de crime.

Tipos de golpes

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos – alerta que os golpistas muitas vezes utilizam de ligações para solicitar informações pessoais ou até mesmo transferências via PIX. Com um número falso, essas pessoas fazem com que pareça ser o próprio banco que liga, causando dúvida e, em seguida, gerando uma sensação de credibilidade na pessoa lesada.

Os criminosos podem se aproveitar de programas de acesso remoto, que oferecem acesso irrestrito aos celulares e computadores das vítimas. Dessa forma, dados como senhas de bancos, informações pessoais em aplicativos de mensagens e outros tipos de anotações feitas nos aparelhos são roubados.

Prevenções sobre esse tipo de crime

É importante ressaltar que nenhuma instituição financeira liga para seus clientes através de centrais telefônicas, muito menos solicitando algum tipo de transferência ou senha. Sempre desconfie desse tipo de abordagem direta e, em caso de dúvida, entre em contato com sua agência. Tendo essa informação em mente, torna-se mais fácil identificar ações fraudulentas.

Outra forma de se proteger é não clicando em links desconhecidos na internet, nem que cheguem em você através de aplicativos de mensagens.

Seguindo a mesma lógica, não compartilhar informações pessoais de maneira irresponsável em redes sociais e aplicativos suspeitos é uma boa forma de prevenção.

Por fim, caso já tenha sido vítima de um golpe financeiro, é importante registrar a ocorrência na delegacia digital para que as autoridades possam investigar e identificar os criminosos. É fundamental que a população esteja alerta e ciente das práticas fraudulentas para evitar prejuízos financeiros.

Imagem: Grustock / Shutterstock.com