Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o Nubank ganha dinheiro mesmo não cobrando taxas?

Quando foi criado, o Nubank gerou uma verdadeira revolução no sistema bancário e financeiro. Com ele, era possível criar uma conta sem sair de casa, apenas usando seu celular, e não havia necessidade de ir até uma agência física para resolver qualquer problema. Na verdade, não havia agência física.

Além disso, o cartão de crédito vinha com algo quase inédito no Brasil: anuidade zerada. Com o tempo, o Nubank acabou se tornando um dos bancos digitais mais populares. Contudo, como a fintech ganha dinheiro, se não cobra taxas de seus clientes?

Entenda como o Nubank ganha dinheiro

Assim, um dos grandes apelos do Nubank ao público é o de que a instituição financeira não cobra anuidade nem taxas de manutenção de quem deseja usufruir do serviço. Com isso, a principal fonte de receita da empresa é a “interchange”. Ou seja, quando um cliente realiza uma despesa no cartão de crédito, o lojista paga uma taxa pela transação, que é cerca de 5% do valor da compra.

Em seguida, divide-se essa quantia em três partes: uma parcela vai para a empresa por trás da maquininha, outra para a bandeira do cartão de crédito, e a última, é claro, para o Nubank. Mas existem ainda outras formas de ganho do Nubank, relacionadas aos juros.

Por exemplo: se você esquecer de pagar ou atrasar o pagamento de sua fatura do cartão de crédito, o Nubank cobrará juros. É o chamado crédito rotativo. O parcelamento da sua fatura, em caso do pagamento mínimo, também gera altos juros, que costumam render algum dinheiro ao banco digital.

Enfim, há também a tarifa paga por clientes que desejam fazer parte de programas de benefícios, como o Seguro de Vida. E, claro, a realização de empréstimos, onde cobram juros e também faturam em cima dos clientes. Vale dizer que as taxas de cada cliente são personalizadas de acordo com o perfil. Portanto, é preciso conferir bem as condições antes de fechar negócio.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: gustavosapienza / Shutterstock.com