Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o Bitcoin se comportará em 2023?

O bitcoin pode enfrentar mais um ciclo de instabilidade ainda por conta da crise da corretora FTX neste ano. Saiba mais!

Em 2022, o mercado das criptomoedas passou por um cenário de instabilidade e tensão. Com a quebra da exchange FTX, uma das maiores corretoras de ativos do mundo, investidores temem que as aplicações do bitcoin não durem a longo prazo. 

É difícil estimar o que pode acontecer com a cripto em 2023, mas é possível esperar mais inovação tecnológica nesse setor, além da expansão do uso desse ativo entre empresas e pessoas.

Instabilidade do bitcoin

Primeiramente, vale destacar que a área não deve crescer tanto no próximo ano ainda por conta do cenário tenso de 2022, que gera insegurança tanto nos investidores quanto no mercado. 

O bitcoin finaliza 2022 com uma queda de 64% no seu valor, segundo informações da Bloomberg. Em novembro, por exemplo, a criptomoeda fechou com desvalorização de aproximadamente 20%, sendo o segundo pior mês do ano.

De acordo com o analista técnico do BTG Pactual, Lucas Costa, para o site Exame, a moeda digital pode enfrentar ainda mais instabilidades por conta da recente crise da FTX. 

Entretanto, é preciso considerar que o mercado de ativos é composto por ciclos de altos e baixos. Sendo assim, para 2023, é esperado que o bitcoin encontre um cenário de queda no primeiro semestre. Em seguida, o ativo deve ter uma maior valorização no resto do ano.

Novidades

A melhoria de tecnologias, como a blockchain, o aprimoramento dos sistemas de aquisição e venda e maior proteção nas plataformas de bitcoin são assuntos que estão em alta entre os investidores. 

Dessa forma, é possível que as corretoras e demais companhias desse mercado trabalhem para atender essas demandas. Logo, isso pode garantir um maior crescimento e mais visibilidade para o bitcoin em 2023.

Investimento no Bitcoin em 2023: vale a pena?

Segundo Fernando Pereira, gerente de conteúdo Bitget, para o portal Exame, é importante observar que, mesmo com a queda, a quantidade de carteiras digitais com no mínimo um bitcoin continuou crescendo.  

Dessa forma, o momento de desvalorização pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja comprar a criptomoeda, que deve voltar a crescer no segundo semestre de 2023. 

Por fim, para os próximos meses, os investidores devem ficar atentos com as novas tecnologias e tendências do mercado. Isso porque é esperado que as outras criptomoedas passem por um ciclo de alta em 2024 e 2025.

Imagem: tungtaechit / shutterstock.com