Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como os principais jornais do mundo noticiaram a morte do Pelé, Rei do Futebol?

Imprensa internacional celebrou carreira e trajetória do “Rei do Futebol”. Saiba o que os principais veículos do mundo falaram sobre Pelé.

A imprensa internacional repercutiu o falecimento de Pelé, ex-jogador de futebol considerado o “Rei do Futebol”, na tarde desta quinta-feira (29). Edson Arantes do Nascimento, nome completo do craque, tinha 82 anos.

Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o final de novembro para tratar de um câncer no cólon. The New York Times, BBC Sports e CNN Sports foram alguns dos veículos de projeção internacional que noticiaram o falecimento.  

A lenda do futebol marcou 1.281 gols em 1.363 partidas ao longo de 21 anos de carreira. Pelo Brasil, Pelé marcou 77 vezes em 92 partidas. Além disso, foi o único jogador a vencer três Copas do Mundo – em 1958, 1962 e 1970.

The New York Times sobre Pelé: “A cara global do futebol”

Um dos maiores jornais do mundo chamou Pelé de “a cara global do futebol” no título de seu obituário. O periódico também destacou a importância que o jogador teve no processo de popularização do futebol nos Estados Unidos.

A publicação lembrou de quando Pelé venceu a campeonato da Liga Norte-Americana de Futebol de 1977 pelo time New York Cosmos. O atleta deixou a aposentadoria, aos 34 anos, para jogar três temporadas no clube americano.

O New York Times descreveu a atitude como uma “cruzada para popularizar o futebol” no país. Antes de seu jogo final, em outubro de 1977, no Giants Stadium, em Nova Jersey, Pelé subiu ao microfone e falou para uma multidão de mais de 75.000 mil pessoas: “Diga comigo três vezes agora, para as crianças: Amor! Amor! Amor!”.

BBC Sports: “Pelé é sinônimo de futebol”

A BBC Sports destacou uma pesquisa que realizou em 2020, que elegeu Pelé como o melhor jogador de futebol, à frente de Diego Maradona, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Phil McNulty, redator chefe de futebol do veículo, escreveu que a grandeza de Pelé pode ser mensurada pelo fato de que ele fazia do futebol um espetáculo de “graça e beleza naturais”.

“Onde quer que o futebol seja jogado, o nome de Pelé será sinônimo dele”, ressaltou.

CNN Sports: “Habilidades e personalidade extraordinária”

Por fim, a editoria esportiva do tradicional canal CNN descreveu o brasileiro como uma “personalidade extraordinária com habilidades extraordinárias de drible”. Assim como o The New York Times, o órgão de imprensa destacou o período de Pelé no Cosmos.

A CNN Sports lembrou ainda que, após deixar o futebol, Pelé permaneceu próximo ao público através de acordos de patrocínio e como uma voz “política franca”, que defendia os pobres brasileiros. O veículo destacou a performance do “Rei do Futebol” também como embaixador da Boa Vontade da UNICEF.

Imagem: ANSA / Ansa – Brasil