Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como reduzir os riscos financeiros de famílias e empresas? 

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) possui um papel-chave no sistema financeiro brasileira. Entenda.

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) é o órgão responsável por evitar colapsos no sistema de crédito. Seu principal objetivo é reduzir os riscos financeiros para famílias e empresas por meio de políticas econômicas. A instituição é ligada ao Banco Central (BC) e possui papel-chave para as finanças pessoais e empresariais no país.

Já imaginou uma situação hipotética em que o dinheiro que você possui no banco, PIX ou na carteira perder o valor e não servir para comprar nada? Esse transtorno é evitado pelo Comef, uma vez que a manutenção do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro também têm ligação com o trabalho desse órgão.

O que é o Comef e como funciona?

O Comef é uma entidade composta pelo presidente e os diretores do Banco Central. A tarefa do comitê é avaliar o sistema financeiro e levantar dados sobre a economia no país. O foco do trabalho dele é encontrar vulnerabilidades e riscos para a economia.

Durante as reuniões do Comef, é definido o valor trimestral do ACCPBrasil, o “adicional contracíclico de capital principal”. Embora pareça algo complexo e que está distante do cotidiano das pessoas, esse valor se refere à reserva de crédito dos bancos, o que confere estabilidade para a economia em momentos de otimismo ou pessimismo com o crédito.

Estabilidade financeira para famílias e empresas

Quando a economia vai bem e está aquecida, há bastante oferta de crédito. Porém, quando se trata de um momento ruim, o crédito começa a ficar mais restrito. Durante esse período, a reserva da ACCP Brasil pode ser utilizada pelos bancos para manter seus serviços.

A atuação do Comef é semelhante à ação de famílias e empresas de guardarem uma quantia para momentos de emergência. As decisões do órgão são divulgadas por meio de comunicados mensais e do Relatório de Estabilidade Financeira, um balanço de contas da economia brasileira.

Diferença entre Comef e Copom

Enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom) define a Taxa Selic e cuida diretamente do poder de compra da moeda brasileira, o Comef tem uma função de vigilância. A atuação do cômite busca evitar riscos gerados pela instabilidade da economia.

O Comef é responsável pela atuação do BC em fóruns nacionais e internacionais, assim como em outros comitês. Esse órgão também faz a ponte e comunicação com as demais entidades que possuem informações sobre a estabilidade financeira.

3 Dicas para reduzir os riscos financeiros

Existem alguns elementos que podem ser observados por famílias e empresas para reduzir os riscos financeiros:

  • Avalie o fluxo de caixa, ou seja, quanto dinheiro entra e sai durante o mês;
  • Em momentos de lucros maiores, busque criar uma reserva financeira;
  • Observe as melhores oportunidades de compra e investimentos.

Entenda o que pode acontecer quando uma instituição financeira quebra ou o sistema entra em crise.

Imagem: Miha Creative / shutterstock.com