Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se o meu nome está sujo?

Para saber se o seu nome está sujo, você pode fazer uma consulta gratuita, mediante cadastro prévio. Saiba mais.

Ficar com o nome sujo no Brasil pode significar que a pessoa em questão é um mau pagador. Além disso, a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser incluída em um banco de dados de restrição ao crédito.

A partir disso, a pessoa tem restrição em várias operações, como pedidos de crédito, por exemplo. Abaixo, confira como saber se o seu nome está sujo.

Como consultar se o seu nome está sujo

O principal banco de dados de restrição ao crédito no Brasil tem a administração da Serasa Experian, em parceria com o SPC. Para saber se o seu nome está sujo, você pode fazer uma consulta gratuita, mediante cadastro prévio, no site da Serasa ou no aplicativo para celular, disponível para Android ou iOS.

Entretanto, é importante ressaltar que você só pode saber se o seu nome está sujo. Ou seja, não é possível fazer a consulta de outro CPF. Para realizar o cadastro e ter acesso à consulta, é necessário informar o CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail, além de registrar uma senha.

Após realizar o cadastro, o consumidor fica a par de toda a situação sobre o seu nome — se ele está limpo ou sujo. Também é possível ver a sua situação junto à Receita Federal e saber se ela está regular ou não.

Ademais, a Serasa também dá acesso ao Serasa Score, que consiste em uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Ela mostra quais as chances de um certo perfil pagar as suas contas corretamente nos próximos 12 meses. E, por isso, é um dos itens que se avalia na liberação de empréstimos, financiamentos e cartões.

Por fim, vale citar que o cadastro de restrição ao crédito da Serasa e do SPC é o mais abrangente do Brasil. Sendo assim, a consulta ao mesmo pode ser suficiente para saber se o nome está sujo ou não.

Existe ainda o cadastro do Boa Vista, cuja consulta é paga. A consulta a um único CPF custa R$ 40, e existem pacotes para as consultas de muitos cadastros (o pacote de 17 CPFs custa R$ 250).

Imagem: fizkes/shutterstock.com