Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como será a aposentadoria para quem é homem em 2024?

Saiba mais informações sobre como fica a aposentadoria para quem é homem em 2024 quanto ao tempo e tipo desse benefício!

A Reforma da Previdência de 2019 trouxe muitas mudanças. A partir dessas alterações, portanto, é possível saber como será aposentadoria para quem é homem em 2024. Por isso, é importante conhecer as diretrizes que regem esse benefício.

Sendo assim, com regras novas e complexas, muitos se encontram em dúvida sobre esse benefício previdenciário, principalmente em relação ao tempo e qual é a melhor opção. Continue a leitura!

O que é preciso saber sobre a aposentadoria para quem é homem em 2024?

Idoso sentado no sofá enquanto segura um celular e uma caneca. Ao lado dele está a identidade visual do INSS, escrito "Previdência Social".
Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Existem diversos tipos de aposentadoria disponíveis para os homens, sendo cada um com suas peculiaridades e requisitos específicos. Por exemplo, a aposentadoria por idade exige que o homem tenha, no mínimo, 65 anos e 15 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, até dezembro de 2019, o homem podia se aposentar com 35 anos de contribuição cheios, independente da idade. Após a reforma, a aposentadoria por tempo de contribuição acabou e deu lugar à aposentadoria por pontos. Agora, em 2024, o homem deve atingir 101 pontos, que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

Veja também:

Conta internacional XP: saiba como funciona e quais as vantagens de abrir a sua

Confira quais são as demais opções

Por outro lado, existem tipos de aposentadoria mais específicos, como a aposentadoria especial e a aposentadoria rural. A aposentadoria especial destina-se a homens que exerceram atividades laborais consideradas de risco à saúde, enquanto a aposentadoria rural se aplica àqueles que trabalharam em atividades no campo.

Nesses casos, os requisitos diferem. Para a aposentadoria especial, o tempo de contribuição varia de 15 a 25 anos, dependendo do grau de risco da atividade, e ainda há uma idade mínima a ser considerada. Já na aposentadoria rural, é preciso comprovar 15 anos de trabalho rural, além da idade mínima de 60 anos.

Por fim, a quantia de aposentadoria que o homem receberá depende do tempo de contribuição e da média dos seus melhores salários. Quanto mais o homem contribuiu e quanto mais altos seus salários, maior será o benefício.

Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital