Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como solicitar o Kit para TV Digital oferecido pelo Governo?

Os brasileiros que fazem parte do Cadastro Único, que precisam se adequar a essa nova realidade, precisa pedir o kit para TV digital.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As famílias que integram o CadÚnico do governo federal, podem pedir, de forma gratuita, um conversor de TV digital para os seus equipamentos. A instalação se faz necessário para que não se perca o sinal da televisão. O sinal da TV aberta pode sofrer uma interferência do 5G. A novidade chegou em Brasília na primeira semana de julho, e em breve vai estar disponível para as outras capitais do país.

Diante disso, quem usa as antenas parabólicas pode encontrar problemas, pois a frequência 3,5 GHz em que elas operam é a mesma usada pelo 5G. A coincidência é o que causa interferência no sinal, diz o diretor-conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira.

Como solicitar o kit para TV Digital?

Em geral, os brasileiros que fazem parte do Cadastro Único, que precisam se adequar a essa nova realidade, precisa pedir o kit para TV digital. Além disso, é possível pedir a instalação no site da EAF (Entidade Administradora da Faixa), sem pagar nenhum centavo. Para isso, basta informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS), e escolher um dia e horário para instalação.

Ademais, o pedido do kit da TV digital também pode ser realizado de forma gratuita, através do telefone 0800 729 2404. Vale ressaltar ainda, que a troca de equipamento sem custos acontece somente nas capitais brasileiras.

Fim da antena parabólica

De acordo com uma determinação do governo federal, a transmissão pela antena parabólica vai ter fim em 18 meses, contados a partir do dia 06 de julho. Os especialistas afirmam que a TV aberta deve migrar da banda C para a banda Ku, e assim, evitar prejuízos.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% dos lares brasileiros usavam antena parabólica em 2019.

Imagem: Stock-Asso/shutterstock.com