Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Compra feita por Pix ou cartão de crédito pelo seu filho pode ser cancelada?

Seu filho realizou uma compra feita por Pix ou cartão de crédito sem sua autorização? Veja aqui se é possível cancelá-la!

Com o acesso cada vez maior à internet e aos serviços bancários on-line, é normal que os consumidores experimentem algum tipo de problema ao efetuar transações. O risco de viver transtornos pode aumentar caso seu filho utilize aparelhos que possibilitem compra feita por Pix ou cartão de crédito.

O especialista Thiago Martello, que trabalha como educador financeiro, explicita a necessidade de a criança utilizar aparelhos diferentes dos pais quando possível. Caso contrário, deve-se usar estratégias para restringir o acesso desta aos dados bancários do responsável.

Responsabilidade dos bancos por compra feita por Pix ou cartão de crédito

Às vezes, a consciência não está completamente clara ao realizar a operação, causando uma série de transtornos. De acordo com especialistas do setor financeiro, a responsabilidade nessas circunstâncias não recai sobre o banco.

Assim, a instituição não tem responsabilidade pela ação do cliente quando este insere a sua senha para efetivar uma transação. Contudo, é importante fazer uma notificação em detalhes do que aconteceu para avaliar a possibilidade de cancelamento ou estorno.

O que acontece com compras on-line?

Compras on-line se fundamentam no Código de Defesa do Consumidor, que concede o direito de cancelamento de uma compra em até sete dias. Esse intervalo permite que o indivíduo devolva o produto e exija o reembolso. O Código guarda um papel fundamental na proteção do consumidor diante de surpresas desagradáveis após a efetivação de uma compra.

Pelo fato do sistema PIX agir de forma instantânea, isso impossibilita o cancelamento de uma transação já realizada, salvo caso o valor ainda não tenha sido enviado ao destinatário. Isso apenas é possível se houver algum tipo de agendamento da transação. No caso da efetivação da transação, o melhor curso de ação é entrar em contato direto com o receptor do valor e tentar negociar um estorno.

Imagem: BearFotos / shutterstock