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Compras de Final de Ano: saiba como evitar sofrer golpes durante suas compras online

Os consumidores devem redobrar sua atenção, visto que as quadrilhas especializadas se empenham em aplicar mais golpes neste momento.

Com a aproximação do final do ano e das datas comemorativas da época, é comum que os brasileiros procurem, com o décimo terceiro salário em mãos, o melhor presente para aquela pessoa especial. No entanto, dando preferência aos produtos com o melhor custo-benefício para não estourar o orçamento.

Contudo, neste período muita gente vai às compras sem tomar precauções. Essa realidade acaba potencializando os golpes virtuais de fim de ano.

Por isso, é necessário que os consumidores redobrem sua atenção, visto que as quadrilhas especializadas se empenham em aplicar mais golpes neste momento, que é de grande consumo por causa do Natal e Ano Novo. Veja como evitar golpes nas compras online do final do ano!

Dicas de segurança nas compras online

Primeiramente, o essencial é certificar-se de que o site em que os produtos estão sendo oferecidos é o canal oficial de vendas. Não se deixe levar pelos preços abaixo da faixa do mercado, ou pelo período curto da entrega.

Por mais que seja natural aproveitar os descontos dessa época do ano, tenha atenção redobrada em caso de ofertas muito grandes. Desconfie de promoções muito exageradas, principalmente se é de uma loja na qual você nunca comprou, a precaução deve ser ainda maior.

Confira os dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra. Outra forma de verificar a movimentação da loja online é através da plataforma Reclame Aqui, que reúne as possíveis insatisfações e denúncias de clientes.

Atente-se a links que podem servir como armadilha. Geralmente os endereços de sites de procedência duvidosa vem disfarçados de propaganda, geralmente com ótimas promoções. Por isso não clique em links suspeitos de de WhatsApp, e-mails ou SMS.

A dica é notar o remetente do e-mail, uma vez que empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra, e entidades públicas podem ser identificadas com o domínio @gov.br ou @org.br.

Alerta da Febraban

Nesse cenário, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que nesta época do ano é habitual que a atuação de criminosos seja através de páginas fraudulentas que tentam se passar por e-commerce; mensagens de WhatsApp e SMS, elaboração de perfis fictícios que veiculam mídias para aparecer em evidência em redes sociais e páginas de busca, e promoções inventadas enviadas por e-mail.

“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Imagem: PopTika/shutterstock.com